atitude

Democracia no futebol: protestos na CBF e o ProFut de Dilma

Ex-jogadores vão à sede da CBF protestar e pedir a renúncia definitiva do atual presidente, que está licenciado. O antecessor continua preso. Bom Senso pede democracia na gestão do futebol

Fabio Motta/Estadão Conteúdo

Manifestação na porta da CBF: “vergonha nacional e mundial”

Revista do Brasil – Na terça-feira (19), a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que regulamenta a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), que será a instância fiscalizadora da Lei do Futebol (Profut) que, segundo o governo, garantirá a efetiva modernização da gestão dos clubes. Cerca de um mês antes, na sede da CBF,n o Rio de Janeiro, ex-atletas profissionais organizam um manifesto público para pedir a renúncia do presidente da entidade, bem com a revogação de seu atual estatuto, por trás do qual se esconde a perpetuação do mesmo grupo de amigo no comando da entidade que comanda o esporte mais popular do país. Indícios de que o mundo do futebol brasileiro passa por mudanças.

Com um ex-presidente preso, outro “escondido” nos Estados Unidos e o atual licenciado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem sido objeto de questionamentos crescentes, a exemplo do que acontece em outros países, com cartolas no alvo de investigações por corrupção. No final de 2015, o Bom Senso, coletivo organizado por atletas e ex-atletas profissionais, fez uma manifestação diante da sede da entidade, no Rio de Janeiro, para pedir mudanças – basicamente, democracia na gestão do esporte.

“Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF, sem a atual cláusula de barreira, mecanismo que impede a aparição de posições independentes ao sistema vigente, pois exige oito assinaturas de federações e mais cinco de clubes para candidaturas”, afirmaram os manifestantes em documento. “O mais importante é quebrar esse sistema e partir do zero”, afirmou o ex-jogador Raí. “O manifesto é público, não necessita de entrega. Esperamos que a resposta também seja pública.”

Para o Bom Senso, a sucessão na CBF (depois de Ricardo Teixeira, vieram José Maria Marin e Marco Polo Del Nero) se baseou em um estatuto “viciado”, feito para o mesmo grupo se perpetuar no poder. Os atletas acreditam que só com profundas mudanças na estrutura da entidade poderão ser criadas as condições “para a reconstrução da credibilidade, confiança e retomada do protagonismo esportivo do futebol brasileiro, de seus jogadores, da alegria do jogo e, principalmente, dos torcedores”.

RBA
Dilma assina leis de modernização do futebol brasileiro

Em uma CPI no Congresso, em dezembro, Del Nero disse ser inocente e que só se licenciou para poder se defender das acusações.

Signatário do manifesto, o ex-jogador e colunista Tostão chamou a CBF de “vergonha nacional e mundial” e pediu união dos clubes em torno de uma liga nacional, para abandonar “as promíscuas amarras” e mudar a “estrutura da entidade e do futebol”.