Boletim do Pan

Ginastas brilham, basquete feminino termina em 4º; vôlei e hanbebol feminino estão na semi

Meninas do vôlei e do handebol estão nas semifinais. No futebol masculino, Brasil cede empate ao Panamá, mas garante liderança do grupo

COB

A ginástica rítmica brasileira fechou sua participação com cinco medalhas: dois ouros, uma prata e dois bronzes

São Paulo – Um dia sem muitas medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. No total, foram três. Duas conquistadas pela manhã, pelas atletas da ginástica rítmica. Angélica Kvieczysnski foi bronze na prova individual com fita. “Essa medalha teve gostinho de ouro, foi muito difícil, a competição foi acirrada”, disse.

Foi o segundo bronze de Angélica que, no domingo (19), conseguiu a terceira melhor apresentação no individual com arco.

A equipe formada por Dayane Amaral, Morgana Gmach, Emanuelle Lima, Jessica Maier, Ana PaulaRibeiro e Beatriz Pomini ficou com a prata na prova de grupo de maças e arco. As brasileiras cometeram um pequeno erro e a dupla acabou ficando em segundo. As norte-americanas ficaram com o ouro e as canadenses com o bronze.

As ginastas comemoraram os resultados da participação no Pan de Toronto. Foram cinco medalhas e o pentacampeonato na competição geral por equipes. “A gente fez o máximo, e estamos muito felizes porque conseguimos o ouro na fita e ouro no geral – que é o mais importante – e não tem como sair mais feliz, né”, comemorou Emanuelle Lima.

A terceira medalha de bronze do dia foi conquistada na esgrima, na prova do sabre individual, por Renzo Agresta. Renzo passou pelo norte-americano e atual vice-campeão mundial Daryl Homer, mas perdeu para o canadense Joseph Polossifakis, na semifinal. Joseph foi o vice-campeão da prova e a medalha de ouro foi para o norte-americano Eli Dershwitz.

O dia, contudo, não foi bom para a equipe de basquete feminino, que perdeu para Cuba a decisão do bronze, por 66 a 62. A quarta colocação para o Brasil faz acender a luz amarela da preparação para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Na final, entre Estados Unidos e o Canadá, a medalha de ouro ficou com a equipe canadense.

No vôlei feminino, as brasileiras conquistaram importante vitória por 3 sets a 2 sobre os Estados Unidos. Com o triunfo, a equipe se classifica diretamente para as semifinais.

A equipe de handebol feminino também se classificou para as semifinais na liderança do grupo A, após bater as mexicanas por 34 a 19, e segue 100%, com três vitórias em três jogos.

Já a seleção masculina de futebol chego a abrir 3 a 0 contra o Panamá, mas acabou cedendo o empate. “O nosso ritmo de jogo caiu no segundo tempo, e o futebol não admite isso. Mas nós falhamos na hora em que podíamos falhar”, avaliou o zagueiro Lucão. Na próxima fase, os brasileiros enfrentam o segundo colocado do B, ainda a ser definido. O Brasil ficou em primeiro no Grupo A, seguido do Panamá. No outro grupo, México, já classificado, enfrenta Trinidad e Tobago, já sem chances. Uruguai e Paraguai decidem a outra vaga para as semifinais.

No tênis de mesa por equipes, as brasileiras Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva já garantiram a medalha de bronze, depois de derrotar a Colômbia por 3 jogos a 0. Elas duelarão nesta terça (21), às 11h (de Brasília), com a equipe porto-riquenha, por uma inédita vaga na decisão. A final por equipes do Pan está marcada para as 18h desta terça. O vencedor de Brasil x Porto Rico terá pela frente Estados Unidos ou Canadá.

No boxe, o brasileiro Carlos Rocha perdeu para o Cubano Andy Cruz e ficou fora das semifinais na categoria até 56 quilos. Antes, no feminino, Flavia Figueiredo havia sido eliminada pela americana Claressa Shields, também por 3 a 0.

O Brasil também não foi feliz no taekwondo nesta segunda-feira. Da fase classificatória, apenas Henrique Precioso conseguiu passar e para disputar medalha de bronze. E acabou derrotado por Luis Colon, de Porto Rico, por 6 a 3, na categoria até 68kg.

Com informações do Comitê Olímpico do Brasil e da Agência Brasil

Quadro de medalhas

OrdemPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeAmerica medals icons.svg
1Estados UnidosUSA Estados Unidos655549169
2CanadáCAN Canadá555142148
3BrasilBRA Brasil302943102
4ColômbiaCOL Colômbia2482456
5CubaCUB Cuba23182869
6MéxicoMEX México14212863
7ArgentinaARG Argentina10202151
8GuatemalaGUA Guatemala628
9EquadorECU Equador481123
10ChileCHI Chile44917
11VenezuelaVEN Venezuela313925
12PeruPER Peru23510
13República DominicanaDOM República Dominicana13610
14Porto RicoPUR Porto Rico189
15BahamasBAH Bahamas112
16Trinidad e TobagoTTO Trinidad e Tobago112
17HondurasHON Honduras11
JamaicaJAM Jamaica11
PanamáPAN Panamá11
UruguaiURU Uruguai11
21ParaguaiPAR Paraguai22
22BermudasBER Bermudas11
El SalvadorESA El Salvador11

Fonte: Wikipedia