Sauípe

Dilma afirma que mundo terá chance de conhecer Brasil multicultural

Durante sorteio de grupos para a Copa de 2014, presidenta diz que futebol está em casa porque tem um significado especial para os brasileiros e que todos visitantes são bem-vindos

Roberto Stuckert Filho/Planalto

Ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter (centro), Dilma prometeu a Copa das Copas

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff aproveitou o sorteio de chaves para a Copa de 2014, hoje (6), na Costa do Sauípe (BA), para convocar turistas a conhecer o Brasil no próximo ano. “O Brasil está muito feliz em receber todos nessa Copa, porque somos um povo alegre e acolhedor”, disse. “Os visitantes terão oportunidade de conhecer o Brasil, um país multicultural e empreendedor, uma terra de oportunidades. Um Brasil que honra a sua cultura e as suas tradições, um Brasil que preserva um imenso patrimônio da sua biodiversidade. Um país que enfrentou o desafio de acabar com a miséria e criar oportunidades para todos.”

Dilma afirmou estar certa de que esta será uma grande Copa, “para ninguém esquecer”, e recordou que pela primeira vez estarão reunidos no torneio todos os campeões desde o início do Mundial, em 1930: Uruguai, Itália, Alemanha, França, Espanha, Brasil, Argentina e Inglaterra. “Eu acho que a Copa no Brasil tem significado especial, porque no Brasil o futebol está em casa. O Brasil, como todos sabem, é o país do futebol. O futebol está no coração de cada um e de todos os brasileiros. E essa será a Copa das Copas.”

Ao apresentar os elementos que fazem do Brasil a nação do furebol, Dilma recordou se tratar do único pentacampeão mundial e classificou Pelé como o maior jogador de todos os tempos. Ela lembrou também de Ronaldo, maior artilheiro dos mundiais, e demonstrou otimismo com as possibilidades de vitória. “E hoje nós temos uma seleção forte, cheia de novos craques geniais, e temos um técnico, o grande Felipão, que é um campeão que tem como auxiliar um outro vencedor, o nosso grande Parreira.”

Mais cedo, pelo Twitter, ela havia conversado com Ronaldo e Neymar. “Eu tenho certeza que teremos jogadores comprometidos dentro de campo e uma torcida maravilhosa por todo o país”, disse.

O ex-atacante da seleção disse estar ansioso para saber quais seriam os adversários, e também demonstrou otimismo. “Ver uma Copa do Mundo, em um país que todo mundo é um pouco técnico, um pouco jogador de futebol, vai ser incrível.”

Já Neymar, quando questionado por Dilma sobre a preferência por adversários, valeu-se do conhecido discurso de jogadores de futebol de que numa Copa não há oponente mais fraco ou mais forte. O atacante do Barcelona comentou ainda sobre a emoção de jogar em casa: “Sem dúvida, Dilma! É só ver o apoio que a gente teve na Copa das Confederações. Foi show!”.

Leia também

Últimas notícias