Você está aqui: Página Inicial / Esportes / 2013 / 05 / Cardozo confirma que caxirolas estão vetadas nos jogos da Copa das Confederações

Cardozo confirma que caxirolas estão vetadas nos jogos da Copa das Confederações

"inadequado"
por Isabela Vieira, da Agência Brasil publicado 31/05/2013 14h08
"inadequado"
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
caxirola

Ministério da Justiça considera a caxirola inadequada "do ponto de vista técnico e de segurança pública"

São Paulo – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou hoje (31) que a caxirola – instrumento musical lançado no âmbito dos grandes eventos esportivos no Brasil, está proibida nos estádios durante os jogos da Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15, e também no amistoso deste domingo (2) entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã.

Cardozo explicou que uma avaliação da Secretaria de Grandes Eventos do Ministério da Justiça afirma que "do ponto de vista técnico, de segurança pública, a caxirola não seria adequada". Segundo ele, o estudo foi encaminhado para a coordenação da Copa e deve ser mantido.

Na segunda-feira (27), o Comitê Organizador Local (COL), órgão da Federação Internacional de Futebol (Fifa), tinha anunciado a proibição do instrumento nos estádios, a pedido do próprio governo, depois de um incidente em Salvador. Em jogo-teste, vários instrumentos foram arremessados por torcedores ao campo.

O ministro esteve na inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio, que vai coordenar a segurança nacional durante a Copa das Confederações e entra em operação imediatamente. Os demais estados terão sedes regionais de controle. A previsão é que Brasília assuma a coordenação nacional, como um centro próprio, em 2014.