Público prefere João Saldanha como nome oficial do estádio do Engenhão

Em enquete da Rede Brasil Atual, 72% preferem o nome do ex-técnico da seleção no lugar do ex-presidente da Fifa, denunciado por corrupção pela justiça da Suíça

Estádio olímpico foi construído para o Pan 2007, tem o Botafogo como concessionário e tem substituído o Maracanã (Foto: Handout/Reuters)

A maioria dos internautas que votou na enquete sobre o nome do Engenhão, no Rio de Janeiro, acha que o nome ideal para o do estádio olímpico seria João Saldanha, e não João Havelange, com está oficialmente batizado desde sua construção, para o Jogos Pan-Americanos de 2007.

João Saldanha (1917-1990), foi um jornalista apaixonado por futebol, pelo Botafogo e pelas causas sociais. Sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) é apontada como motivo de sua demissão como técnico da seleção brasileira, um ano antes da Copa de 1970. Na enquete da Rede Brasil Atual, ficou com 365 votos. Apemas 38 defendera manter o nome de Havelange, enquanto outros 104 acha que nenhum dos dois.

João Havelange, 96 anos. Presidiu a antiga CBD (1956-1974). No período, o Brasil ganhou as Copas de 1958, 1962 e 1970. Em 1969, demitiu Saldanha. Foi presidente da Fifa (1974-1978). De acordo a Justiça da Suíça, recebeu subornos de R$ 3 milhões de empresa de marketing. Desde a denúncia, algumas organizações começaram a defender a troca de nome. O Núcleo de Estudos e Projetos de Esporte e Cidadania lançou um abaixo-assinado na internet para pedir à Prefeitura do Rio de Janeiro a mudança. O abaixo-assinado recebe adesõe pela internet.

___________________

Você ainda pode enviar opinião para [email protected]

  • Os melhores argumentos, selecionados pela redação, concorrerão a uma assinatura da RdB (se já for assinante, para presentear alguém), ou à biografia João Saldanha, de João Máximo, ou ao livro Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa, de Andrew Jennings, repórter da rede britânica BBC. As mensagens, contendo nome e cidade do destinatário, telefone e e-mail para contato, serão recebidas até a próxima quinta-feira, 4

Leia também

Últimas notícias