Abertas as inscrições para voluntários da Copa de 2014

Programa terá duas dimensões, uma coordenada pela Fifa e outra, pelo Governo Federal (Foto:Gabriel Fialho/Portal da Copa) São Paulo – O Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa lançaram hoje […]

Programa terá duas dimensões, uma coordenada pela Fifa e outra, pelo Governo Federal (Foto:Gabriel Fialho/Portal da Copa)

São Paulo – O Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa lançaram hoje (21), em Salvador, o Programa de Voluntários para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014. Parte dele será coordenado pelo governo federal, e a outra pela Fifa, segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. As primeiras inscrições estão abertas e ficam assim por mais 15 dias, podendo haver prorrogação.

“O que nós acertamos com a FIFA e o COL é um programa único de voluntariado, mas com duas dimensões: uma coordenada pela FIFA para áreas oficiais das competições e um segundo pilar, integrado com o primeiro, que será estruturado pelo governo federal, que é de um amplo programa de mobilização visando atender a aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos nas cidades-sede e fan fests“, disse Fernandes. Para ele, o programa de voluntários é fundamental para o bom funcionamento da Copa do Mundo no Brasil. “Sem esse elemento, o sucesso será diminuído. É essa cadeia de solidariedade e de participação que marca a Copa”, disse.

A estimativa é de que 7 mil voluntários trabalhem na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo. O processo de inscrições será um só, mas terá diferentes etapas, de acordo com o diretor de Voluntariado COL, Rodrigo Hermida, “O processo de seleção passa por entrevista, dinâmica de grupos, onde medimos o entusiasmo e o comprometimento de cada um com a Copa – esse é o principal requisito avaliado”, disse ele. Esta primeira terá entrevistas e treinamentos geral e específico. Durante todo o processo de seleção serão verificadas as habilidades, perfil e conhecimentos de cada inscrito. Por conta do volume de candidatos, haverá um segundo momento de inscrições.

Haverá dois tipos de cargos: especialistas, que atendem a áreas como a imprensa, departamento médico, serviços de idioma; e generalistas, que atendem a todas as outras áreas e têm foco no atendimento ao público em geral. No cadastro, o interessado pode informar a sua área de preferência, mas as vagas serão preenchidas conforme as ofertas e os perfis que cada atividade exige. Além disso, serão realizadas verificações de antecedentes criminais de todos os interessados no programa.

Os voluntários passarão por diferentes treinamentos ao longo das etapas. Segundo Hérmida, o objetivo é capacitar os voluntários para todas as áreas de interesse, com atividades que motivem as pessoas a trabalhar desde novos conhecimentos e novas culturas. Os primeiros serão online e começam em dezembro deste ano. Ele comentou que o treinamento a distancia é importante para atingir todas as partes do país e para estabelecer uniformidade das ações. “Uma obrigação que a Fifa cobra é uniformidade, todas as pessoas, em todos os lugares devem ser atendidas da mesma forma”, afirmou. Após a capacitação pela internet, haverá um treinamento presencial.

O COL e a FIFA oferecerão aos selecionados os uniformes, um auxílio para o transporte até o local das atividades e alimentação durante o período de trabalho. Para participar, os voluntários devem ter no mínimo 18 anos e disponibilidade de trabalho por pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos. Cada turno de trabalho durará até 10 horas. 

O diretor executivo do COL, Ricardo Trade, disse que esse é o momento de começar a olhar também as operações e não só a construção dos estádios. “Nada disso se faz sem a contribuição dos voluntários. É um fórmula que dá certo. Além disso, deixa um legado de capacitação e cultura do voluntariado dos grandes eventos que teremos. Sem os voluntários, é muito difícil realizar o evento”, comentou ele.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, que esteve presente ao evento de abertura, disse que o Serviço de Atendimento ao Cidadão de seu governo estará à disposição para ajudar as pessoas interessadas em voluntariar em Salvador, uma das cidades-sede. “Voluntariado para mim é o tempero dos eventos”, comentou ele, “é a espontaneidade das pessoas em querer trabalhar. Aqui, com certeza, teremos mais inscrições que o necessário”. 

Com informações do Portal da Copa.

Leia também

Últimas notícias