Presidente da CBF pede afastamento

Ricardo Teixeira alegou motivos de saúde; licença ocorre em meio a polêmica entre governo brasileiro e Fifa, por causa dos preparativos para a Copa de 2014

Teixeira comanda o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Marcello Casal Jr./ABr )

São Paulo – O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, pediu afastamento por motivos de saúde, por um período que não deverá ultrapassar 60 dias. A notícia, não confirmada formalmente pela entidade, já foi recebida pelos presidentes de federações estaduais. A princípio, ele deverá ser substituído pelo paulista José Maria Marin, um dos vices, embora haja alguma resistência entre outros cartolas, que preferiam um rodízio entre todos os vices – são cinco, um para cada região do país.

Até a semana passada, havia comentários de que Teixeira poderia deixar a CBF, diante de notícias de corrupção envolvendo seu nome. Mas assembleia geral realizada em 29 de fevereiro garantiu a manutenção de Teixeira, que também comanda o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. O dirigente está à frente da CBF há 23 anos.

“Não é a primeira vez que Ricardo Teixeira pede licença médica para ver se as coisas acalmam para o lado dele”, escreveu o jornalismo Juca Kfouri, em seu blog. “No auge da CPI da CBF (em 1999) ele fez o mesmo, esperando que algum fato novo aliviasse a sua barra. Então, foi bem sucedido.” 

O afastamento ocorre em meio a um bate-boca entre representantes do governo brasileiro e o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, por causa dos preparativos para o torneio. O plenário da Câmara deverá votar a Lei Geral da Copa (Projeto de Lei 2.330) na semana que vem.