Lei Geral da Copa deverá ser votada em março, prevê Rebelo

Reunião do Comitê Organizador Local da Copa com ministro Aldo Rebelo indica boa relação entre governo federal e entidade

O tema chegou a ser cotado para entrar na pauta de dezembro de 2011, na Câmara, mas questões polêmicas fizeram com que fosse adiada para este ano (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que o governo federal vai se empenhar para que o Congresso vote a Lei Geral da Copa (Projeto de Lei 2.330/2011) até março. Ele participou de uma reunião nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, com integrantes do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“O governo federal está empenhado, conta com o apoio decisivo do relator (deputado federal Vicente Cândido, do PT de São Paulo) e do Congresso Nacional para cumprir essa etapa, possivelmente ainda em março”, disse Rebelo. O tema chegou a ser cotado para entrar na pauta de dezembro de 2011 na Câmara. No entanto, questões polêmicas, como o preço dos ingressos e a possibilidade ou não de vendas de bebidas alcoólicas nos estádios, fizeram com que a apreciação fosse adiada para este ano.

O clima do encontrou foi bastante ameno e a troca de elogios serviu para colocar fim ao clima nebuloso que rondava as relações entre a entidade e o governo federal, após algumas trocas de críticas públicas. O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, foi o responsável por colocar panos quentes. “É muito importante a presença do ministro e gostaria de frisar, mais uma vez, que as relações entre a Fifa e governo federal sempre estiveram excelentes. Estou muito satisfeito por estarmos caminhando juntos, na direção certa”, observou.

Valcke veio ao Brasil para inspecionar o andamento das obras, comparecendo pessoalmente nos locais onde serão os estádios de Fortaleza e Salvador. Em março, ele deverá retornar ao país para resolver outras questões como a divulgação do slogan da Copa e a mascote oficial do torneio. De acordo com a Fifa, será levado em consideração para a escolha itens como a Sociedade Coesa, Poder de Inovação, Natureza Impactante, Terra da Alegria e Nação do Futebol.

Após a reunião, o secretário-geral ainda informou que São Paulo sediará o sorteio para a disputa da Copa das Confederações, que ocorrerá em 2013. Até o momento, Fortaleza é a candidata mais forte para receber o sorteio final da Copa do Mundo.

A Fifa ainda informou que outras questões importantes foram tratadas no encontro como os detalhes do planejamento de marketing da Copa, o programa de proteção de marcas, além da estratégia do programa de sustentabilidade para o evento. Assuntos relacionados a telecomunicação e planejamento de transportes também entraram na pauta da reunião.

Com informações da Fifa