Você está aqui: Página Inicial / Esportes / 2012 / 01 / Lei Geral da Copa deverá ser votada em março, prevê Rebelo

Lei Geral da Copa deverá ser votada em março, prevê Rebelo

Reunião do Comitê Organizador Local da Copa com ministro Aldo Rebelo indica boa relação entre governo federal e entidade
por raoniscan publicado , última modificação 19/01/2012 17h34
Reunião do Comitê Organizador Local da Copa com ministro Aldo Rebelo indica boa relação entre governo federal e entidade

O tema chegou a ser cotado para entrar na pauta de dezembro de 2011, na Câmara, mas questões polêmicas fizeram com que fosse adiada para este ano (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que o governo federal vai se empenhar para que o Congresso vote a Lei Geral da Copa (Projeto de Lei 2.330/2011) até março. Ele participou de uma reunião nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, com integrantes do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“O governo federal está empenhado, conta com o apoio decisivo do relator (deputado federal Vicente Cândido, do PT de São Paulo) e do Congresso Nacional para cumprir essa etapa, possivelmente ainda em março”, disse Rebelo. O tema chegou a ser cotado para entrar na pauta de dezembro de 2011 na Câmara. No entanto, questões polêmicas, como o preço dos ingressos e a possibilidade ou não de vendas de bebidas alcoólicas nos estádios, fizeram com que a apreciação fosse adiada para este ano.

O clima do encontrou foi bastante ameno e a troca de elogios serviu para colocar fim ao clima nebuloso que rondava as relações entre a entidade e o governo federal, após algumas trocas de críticas públicas. O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, foi o responsável por colocar panos quentes. “É muito importante a presença do ministro e gostaria de frisar, mais uma vez, que as relações entre a Fifa e governo federal sempre estiveram excelentes. Estou muito satisfeito por estarmos caminhando juntos, na direção certa”, observou.

Valcke veio ao Brasil para inspecionar o andamento das obras, comparecendo pessoalmente nos locais onde serão os estádios de Fortaleza e Salvador. Em março, ele deverá retornar ao país para resolver outras questões como a divulgação do slogan da Copa e a mascote oficial do torneio. De acordo com a Fifa, será levado em consideração para a escolha itens como a Sociedade Coesa, Poder de Inovação, Natureza Impactante, Terra da Alegria e Nação do Futebol.

Após a reunião, o secretário-geral ainda informou que São Paulo sediará o sorteio para a disputa da Copa das Confederações, que ocorrerá em 2013. Até o momento, Fortaleza é a candidata mais forte para receber o sorteio final da Copa do Mundo.

A Fifa ainda informou que outras questões importantes foram tratadas no encontro como os detalhes do planejamento de marketing da Copa, o programa de proteção de marcas, além da estratégia do programa de sustentabilidade para o evento. Assuntos relacionados a telecomunicação e planejamento de transportes também entraram na pauta da reunião.

Com informações da Fifa