Adriano fica fora de convocação de Dunga para Copa 2010

Ganso e Ronaldinho Gaúcho ficam na lista dos sete pré-selecionados

Dunga comanda o Brasil na Copa da África do Sul (Foto: Divulgação)

São Paulo – Os 23 convocados para a Copa do Mundo de futebol de 2010 foram anunciados nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro (RJ). Na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a única surpresa foi a ausência de Adriano. Grafite foi chamado para seu lutar. Também ficaram de fora os jogadores do Santos Neymar e Paulo Henrique Ganso.

Dunga, treinador da representação brasileira na África do Sul, sequer apareceu na convocação. Os nomes foram exibidos em um telão sem qualquer explicação nem justificativa.

Enquete

Quem deve sair para Paulo Henrique Ganso seja incluído?

Vote

Posteriormente, sete outros nomes foram anunciados. Junto dos 23, eles compõem a pré-lista de 30 jogadores que podem participar do mundial. Caso algum dos atletas seja cortado por contusão, por exemplo, o substituto deve ser um dos listados entre os sete. Isso pode ocorrer até a véspera da estreia da seleção no Mundial.

Três dos convocados atuam no Brasil. Todos os outros jogam em times europeis, principalmente da Itália, Espanha e Alemanha. Na última copa, eram apenas dois jogadores que defendiam times brasileiros. Carlos Alberto Parreira, em 2006, chamou inicialmente apenas dois atletas atuavam em clubes nacionais – Rogério Ceni e Ricardinho. Já Luis Felipe Scolari, em 2002, chamou 13 atletas que estavam em times brasileiros.

Confira a lista, com os times e um breve comentário sobre os atletas.

Goleiros

Julio César

(Inter de Milão)
Nascimento: 03/09/1979
Jogos: 47
Gols: 0
Considerado um dos melhores goleiros do mundo, o jogador revelado pelo Flamengo tem ótimo reflexo, controla bem a sua área, e tem habilidade para sair jogando com os pés. Participou dos 18 jogos das eliminatórias, sofrendo 11 gols. Foi titular também na conquista da Copa das Confederações de 2009.

Doni

(Roma)
Nascimento: 22/10/1979
Jogos: 10
Gols: 0
Doni conquistou o técnico Dunga quando substituiu Julio César na Copa América de 2007, vencida pela seleção brasileira. Ele defendeu dois pênaltis numa disputa contra o Uruguai na semifinal. Depois disso, praticamente não jogou mais pelo Brasil. Ainda hoje é contestado por falhas marcantes quando defendia os clubes brasileiros Corinthians, Santos e Juventude.

Gomes

(Tottenham Hotspur)
Nascimento: 15/02/1981
Jogos: 9
Gols: 0
Revelado pelo Cruzeiro, Gomes é a terceira opção para defender a meta brasileira. Ele ficou com a vaga na disputa com Victor, do Grêmio. Depois de vestir a 1 no time mineiro vencedor do campeonato nacional, ele transferiu-se para a Holanda, para atuar pelo PSV. Desde 2008, defende o inglês Tottenham Hotspur.

LATERAIS

Maicon

(Inter de Milão)
Nascimento: 26/07/1981
Jogos: 52
Gols: 4
A força e o vigor físico de Maicon pela lateral-direita impulsionam uma das principais opções ofensivas da seleção brasileira, que normalmente recorre a ele na transição da defesa para o ataque. Campeão da Copa América em 2004 e 2007.

Michel Bastos

(Olympique Lyon)
Nascimento: 02.08/1983
Jogos: 3
Gols: 0
Apesar de atuar como meia-atacante em seu clube, Michel Bastos foi uma opção encontrado por Dunga para tentar cobrir a carência de jogadores na lateral-esquerda da seleção. Fez sua estreia pela seleção em novembro do ano passado, contra a Inglaterra, e agradou, voltando a ser titular contra a Irlanda no único amistoso deste ano antes da convocação.

Daniel Alves

(Barcelona)
Nascimento: 06/05/1983
Jogos: 34
Gols: 3
Titular absoluto da lateral-direita do Barcelona, Daniel Alves perdeu a briga com Maicon na seleção por esse posto, mas normalmente entre no decorrer das partidas para jogar em outras posições. Normalmente joga no meio-campo, mas também já foi utilizado na lateral-esquerda. Marcou um gol de falta decisivo contra a África do Sul na semifinal da Copa das Confederações de 2009.

Gilberto

(Cruzeiro)
Nascimento: 25/04/1976
Jogos: 33
Gols: 1
Lateral-esquerdo que fez parte do grupo de Dunga no começo do trabalho mas aparentemente estava fora dos planos recentemente. Ganhou uma nova chance com a convocação para o jogo com a Irlanda este ano, mas não entrou em campo. Foi reserva na Copa do Mundo de 2006.

ZAGUEIROS

Lúcio

(Inter de Milão)
Nascimento: 08/05/1978
Jogos: 91
Gols: 5
O capitão da seleção é um jogador de vigor físico e postura firme dentro de campo, mas às vezes também se arrisca no ataque e tem bom aproveitamento em lances de bola parada. Remanescente da seleção campeã do mundo em 2002, ele também esteve na Copa de 2006, quando foi considerado um dos poucos a se destacar na fracassada campanha brasileira.

Juan

(Roma)
Nascimento: 01/02/1979
Jogos: 75
Gols: 6
De estilo mais calado do que seu companheiro de defesa, mas tão eficiente quanto, o zagueiro mais técnico da seleção veste a camisa do Brasil como titular desde a conquista da Copa América de 2004. Conquistou a torcida da Roma, apesar da desconfiança, após trocar o Bayer Leverkusen pelo time italiano em 2007.

Luisão

(Benfica)
Nascimento: 13/02/1981
Jogos: 38
Gols: 3
Jogador mais alto da zaga brasileira, Luisão é o primeiro reserva quando Juan ou Lúcio estão sem condições de jogo. Está em sua sétima temporada no Benfica, onde tem status de ídolo. Esteve no Mundial de 2006, mas não entrou em campo.

Thiago Silva

(Milan)
Nascimento: 22/09/1984
Jogos: 6
Gols: 0
Tecnicamente eficiente, deixou ótima impressão na Europa em sua primeira temporada no Milan. Depois de passagens sem sucesso por Porto e Dynamo Moscou, quando sofreu com seguidas lesões, ganhou reconhecimento quando voltou ao Brasil para defender o Fluminense, em 2006, e ajudou o time à chegar à final da Copa Libertadores dois anos depois.

MEIO-CAMPISTAS

Gilberto Silva

(Panathinaikos)
Nascimento: 07/11/1976
Jogos: 91
Gols: 3
Volante de marcação firme, que muitas vezes atua como um terceiro zagueiro, é o principal jogador de contenção do meio-campo brasileiro. O ex-jogador do Arsenal, que foi titular no Mundial de 2002, ficou na reserva quatro anos depois mas recuperou a posição com Dunga, atuando em 16 dos 18 jogos das eliminatórias. É frequentemente criticado por seu estilo marcador e de pouca criatividade.

Felipe Melo

(Juventus)
Nascimento: 26/08/1983
Jogos: 16
Gols: 2
Jogador nômade, já no oitavo clube de sua carreira, Felipe Melo foi uma grande surpresa quando ganhou uma oportunidade como titular logo em sua primeira convocação, no ano passado, formando uma dupla sólida com Gilberto Silva. É outro jogador de força, que tem a marcação como principal característica. Tem um retrospecto ruim de cartões amarelos. Manteve a titularidade na seleção apesar da queda de rendimento após a troca da Fiorentina para a Juventus nesta temporada.

Ramires

(Benfica)
Nascimento: 24/03/1987
Jogos: 11
Gols: 0
Outro “carregador de piano”, porém mais veloz e habilidoso. Substituiu Elano após uma apertada vitória por 4 x 3 sobre o Egito na Copa das Confederações, e desde então manteve sua posição e pode ser titular na África do Sul. Revelado pelo Joinville, fez seu nome no Cruzeiro antes de ser vendido para o Benfica no ano passado.

Kaká

(Real Madrid)
Nascimento: 22/04/1982
Jogos: 74
Gols: 25
A temporada ruim no Real Madrid despertou questionamentos sobre a forma do ex-melhor jogador do mundo, e muitos afirmam que o Brasil depende demais que Kaká esteja em seu auge para comandar o time. Sua principal jogada é a arrancada desde o meio campo, a passos largos, até a área adversária. Chuta bem tanto de longe como de perto. Tem um estilo de vida pacato em decorrência da religião.

Julio Baptista

(Roma)
Nascimento: 01/10/1981
Jogos: 43
Gols: 8
Mais um jogador de porte avantajado e vigor físico. Marcou alguns gols importantes, normalmente após entrar como substituto. Jogou na conquista da Copa América de 2007. É um dos mais contestados do time, principalmente por não ter se firmado como titular da Roma.

Kléberson

(Flamengo)
Nascimento: 19/06/1979
Jogos: 33
Gols: 2
Atingiu o auge da carreira com a conquista do campeonato mundial de 2002, mas uma transferência mal-sucedida para o Manchester United significou uma queda brusca de rendimento. Ganhou uma nova chance na seleção após voltar ao Brasil para defender o Flamengo, onde foi campeão brasileiro de 2009.

Elano

(Galatasary)
Nascimento: 14/06/1981
Jogos: 42
Gols: 6
Meia ofensivo pela direita cuja carreira é marcada por altos e baixos. Jogou ao lado de Robinho no time do Santos campeão brasileiro de 2002, mas não teve o mesmo sucesso no time ucraniano Shakhtar Donetsk. Transferiu-se depois para o Manchester City, onde não conseguiu se firmar como titular. Atualmente está na Turquia.

Josué

(VfL Wolfsburg)
Nascimento: 19/07/1979
Jogos: 26
Gols: 1
Mais um jogador de marcação, sem maiores recursos para a criação de jogadas ofensivas. Conquistou uma série de títulos pelo São Paulo entre 2005 e 2007, e foi o capitão do Wolfsburg na conquista do Campeonato Alemão da temporada passada. Fez parte do time vencedor da Copa América de 2007, mas ultimamente tem ficado sempre na reserva.

ATACANTES

Robinho

(Santos)
Nascimento: 25/01/1984
Jogos: 71
Gols: 22
É o artilheiro do Brasil sob comando do técnico Dunga e conseguiu jogar bem pela seleção mesmo quando atravessava momentos ruins tanto no Real Madrid como no Manchester City. Apesar de não ter cumprido todas as expectativas após um começo de carreira arrasador em 2002 no Santos, é um jogador diferenciado que tem vaga garantida entre os titulares na África do Sul. Voltou ao Santos este ano emprestado pelo City para jogar com mais regularidade antes da Copa, e ajudou o time na conquista do Campeonato Paulista este mês.

Luis Fabiano

(Sevilla)
Nascimento: 08/11/1980
Jogos: 36
Gols: 25
Veloz e ótimo finalizador, se encaixa perfeitamente no estilo de jogo de contra-ataque implementado por Dunga. Apesar de não ser um dos jogadores mais conhecidos do país e de atuar num time de menor expressão, Luis Fabiano tem excelente média de gols pela seleção, incluindo 9 gols em 11 jogos nas eliminatórias do Mundial.

Nilmar

(Villarreal)
Nascimento: 09/10/1982
Jogos: 11
Gols: 8
Tem média de quase um gol por jogo desde que ganhou mais oportunidades de jogar no ano passado. Marcou três vezes contra o Chile e fez o gol da vitória contra o Paraguai nas eliminatórias. Revelado pelo Internacional, passou duas temporadas apagadas no Olympique Lyon, mas retomou sua carreira ao voltar para o Brasil para defender o Corinthians em 2006. Sofreu duas lesões séries na carreira, mas é titular e joga com frequência pelo Villarreal, para onde foi no ano passado.

Grafite

(Wolfsburg)
Nascimento: 02/04/1979
Jogos: 2
Gols: 1
Em boa fase no futebol alemão, onde atua desde 2007, é o atleta com menos convocações e partidas pela seleção. Roubou a vaga de Adriano, do Flamengo. Grafite foi revelado na Matonense, mas defendeu o Grêmio, Goiás e São Paulo antes de ir para a Europa.

Lista dos sete

Sete atletas que compõem, com os demais 23, a pré-lista de inscritos junto à Fifa.

Alex

(Chelsea)
Zagueiro

Sandro

(Internacional)
Volante

Marcelo

(Real Madrid)
Lateral-esquerdo

Ronaldinho Gaúcho

(Milan)
Meia

Paulo Henrique Ganso

(Santos)
Meia

Carlos Eduardo

(Hoffenheim)
Meia

Diego Tardelli

(Atlético-MG)
Atacante

 

 

Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias