Paes afirma que violência é maior desafio do Rio para Olimpíada

Policial no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/Reuters) Londres – O Rio de Janeiro ainda tem um longo caminho pela frente para solucionar seus problemas de segurança antes de sediar […]

Policial no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Londres – O Rio de Janeiro ainda tem um longo caminho pela frente para solucionar seus problemas de segurança antes de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, afirmou o prefeito da cidade, Eduardo Paes, nesta segunda-feira (19).

Após uma onda de violência no fim de semana que deixou ao menos 17 mortos no Rio, Paes afirmou que o combate à criminalidade representa o maior desafio aos organizadores dos Jogos nos próximos sete anos.

“Nós nunca escondemos nossos problemas durante o processo de candidatura. Sempre dissemos às pessoas — e ainda enfrentamos problemas,” disse Paes na Cúpula Global da Indústria Esportiva, em Londres. “Ainda temos muito a fazer, temos um longo caminho pela frente e o que aconteceu este fim de semana mostrou isso.”

No sábado, suspeitos traficantes derrubaram um helicóptero da polícia do Rio, matando três policiais. Além disso, 14 supostos traficantes morreram em conflitos entre facções criminosas rivais e com os policiais.

O incidente ocorreu apenas duas semanas depois de a cidade brasileira vencer a disputa com Madri, Chicago e Tóquio para ser a sede das Olimpíadas de 2016.

Paes, no entanto, garantiu que tudo estará solucionado até a época das Olimpíadas.

“Estamos certos que vamos realizar os Jogos em 2016 e espero que de forma que a cidade esteja mais pacífica e segura para todos os nossos cidadãos”, afirmou.

“Nós nos preocupamos pela segurança de nossos cidadãos, por nossa vida cotidiana, pelos visitantes que vêm regularmente. Esse é o nosso desafio, mas estamos avançando… A violência que enfrentamos no Rio será muito, muito melhor até 2016.”

Com a vitória do Rio para sediar os Jogos Olímpicos, o Brasil abrigará os dois maiores eventos esportivos do mundo num intervalo relativamente pequeno.

Muitos observadores questionaram se a organização da Copa do Mundo em 2014 atrapalharia a Olimpíada no Rio, mas Paes disse o oposto.

“Isso (a Copa do Mundo) mostrou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que o Rio precisa estar pronto com dois anos de antecedência”, afirmou.

O britânico Craig Reedie, membro do conselho executivo do COI, afirmou que ele “lamenta profundamente” a violência do fim de semana no Rio, mas que isso não deveria prejudicar o que a cidade tem a oferecer. “Eles fizeram uma campanha esplêndida,” disse ele. “Foi um esforço enorme.”

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias