retrocesso

Cortes de Doria na área de cultura ameaçam continuidade do Projeto Guri

Orçamento foi reduzido em 23% por determinação de um contingenciamento de verbas determinado pelo governo tucano de São Paulo, o que equivale a R$ 148 milhões

Facebook/Projeto Guri

Projeto trabalha a formação musical no contexto da inserção social de alunos entre 6 e 18 anos. Atualmente, atende 50 mil crianças

São Paulo – A Associação Amigos do Projeto Guri comunicou aos seus funcionários, na última sexta-feira (29), a possibilidade de fechamento de parte de seus polos de atuação. Aviso prévios de que devem ser demitidos foram entregues, dentro da incerteza de repasse de verbas por parte da Secretaria de Cultura e de Economia Criativa do governo João Doria (PSDB).

Segundo a entidade, responsável pela atividade do projeto no interior e no litoral do estado, o orçamento foi reduzido em 23% por conta de um contingenciamento de verbas determinado pelo governo, o que equivale a R$ 148 milhões.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, 650 dos 1.500 educadores, músicos e coordenadores que ensinam música para crianças carentes em todo o estado receberam o aviso. O corte também resultará no fechamento de 31 mil das 50 mil vagas abertas atualmente. Do total de 335 polos em funcionamento, 171 teriam as atividades encerradas.

O Projeto Guri trabalha a formação musical no contexto da inserção social de jovens pobres entre 6 e 18 anos. A cantora Zelia Duncan lamentou, nas suas redes sociais, o fim do programa. “Acordei pensando nisso! No prazer de destruição que esses políticos ricos têm. Sádicos? Cantei com e para o projeto Guri, eu e Fernanda Takai”, publicou. 

Ainda segundo a Folha, estudos da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura estimam que museus, bibliotecas e centros culturais podem ser fechados ou ter suas atividades reduzidas. Um abaixo-assinado foi lançado no Avaaz contra o fim do Projeto Guri. Nesta segunda-feira (31), o texto contava com a 166 mil assinaturas. 

Em nota, a Secretaria de Cultura e de Economia Criativa do Estado de São Paulo informou que não considera a possibilidade de encerrar as atividades do Guri, e que os orçamentos ainda estão sendo negociados. “O impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa está sendo avaliado. As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários.”