olhares artísticos

Projeto ‘Instagrafite’ amplia alcance da arte urbana por meio da fotografia

Iniciativa em rede social que começou há oito anos conta hoje com grande número seguidores e uma comunidade de artistas envolvida

Instagrafite

Registros fotográficos dos grafites, como este de Belo Horizonte-MG, são feitos em diversos lugares do Brasil e também pelo mundo

São Paulo – Reconhecido como arte urbana, o grafite paulistano também passou a contar, há oito anos, com o registro das fotografias dos publicitários Marcelo Pimentel e Marina Bortolluzzi. Eles saem às ruas para retratar os traços e formas desenhados na cidade, depois publicados no perfil Instagrafite.

A plataforma de fotos no Instagram, que começou como um hobby para os dois idealizadores e foi um dos primeiros perfis do gênero, acabou cativando uma grande comunidade de artistas e fãs de artes no Brasil e pelo mundo. Hoje, com milhões de seguidores, tornou-se ainda um trabalho de curadoria e produção associando artistas às marcas.

Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, Pimentel explica que a extensão do grafite por meio da fotografia tem por base a humanização que a arte acrescenta às ruas.

“A arte de rua é muito democrática, acessível, está na rua e é de graça. Qualquer pessoa pode ver e interagir e isso, para mim, é o mais bonito”, avalia o fundador do Instagrafite.

Instagrafite
Arte de rua registrada pelo Instagrafite também em Ragusa, região da Sicília, na Itália

 Ouça a entrevista na íntegra