Cinema

‘Marighella’, o filme, vai estrear em fevereiro no Festival de Berlim

Longa vai narrar a trajetória do guerrilheiro assassinado em 1969

Ariela Bueno/divulgação

Seu Jorge e Wagner Moura durante as filmagens: longa deverá ser exibido no Brasil a partir de abril

São Paulo – O filme Marighella, que marca a estreia do ator Wagner Moura na direção, será exibido pela primeira vez em fevereiro, durante o Festival de Berlim, na Alemanha. A 69ª edição do evento será realizada dos dias 7 a 17. O longa foi selecionado para a mostra principal, mas não irá competir pelo Urso de Ouro, premiação entregue aos vencedores, que já tiveram dois brasileiros: Central do Brasil (1998), com Fernanda Montenegro, e Tropa de Elite (2008), este com o próprio Moura no papel principal.

O cantor Seu Jorge está no papel do guerrilheiro caçado de forma implacável, que foi morto pela ditadura em 4 de novembro de 1969, após sofrer uma emboscada na Alameda Casa Branca, em São Paulo. A previsão é de que o filme, que começou a ser rodado em dezembro de 2017, seja exibido no Brasil a partir de 18 de abril.

Baseado no livro Marighella – O homem que incendiou o mundo (Companhia das Letras, 2012), do jornalista Mário Magalhães, o filme tem ainda no elenco Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Herson Capri e Humberto Carrão, entre outros. Neste momento, Magalhães se dedica a preparar uma biografia sobre o político Carlos Lacerda.

O baiano Carlos Marighella nasceu em 1911, em Salvador. Foi militante comunista desde cedo e elegeu-se deputado federal constituinte. Rompido com o “Partidão” (PCB), criou a Ação Libertadora Nacional (ALN). Em 2013, a socióloga Isa Ferraz lançou documentário sobre o tio.

Leia também

Últimas notícias