Alternativas

Em São Paulo, produção orgânica ganha espaço em festival

Durante o final de semana, chefes de cozinha participam da 10ª edição do Festival de Gastronomia Orgânica, que conta ainda com uma série de debates ligados ao universo da agroecologia

Festival de Gastronomia Orgânica/Reprodução

Evento ocorre das 10h às 18h no Parque Villa Lobos, em São Paulo. A entrada é gratuita, exceto as aulas ministradas pelos chefes

São Paulo – O Festival de Gastronomia Orgânica – Da Terra do Prato comemora sua 10ª edição, neste sábado (4) e domingo (5), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O evento traz em sua essência a preocupação com a produção orgânica, sustentável e com foco nos produtores, que se reflete na programação. Ao longo do final de semana, diversos chefes de cozinha participam do evento, que traz ainda uma série de debates ligados ao universo da agroecologia.

Entre os temas que serão debatidos, está a aprovação do Projeto de Lei (PL) 6.299/2002 e outros, conhecido como Pacote do Veneno, tema do painel “7 motivos para dizer não aos agrotóxicos”, que conta com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Rogério Dias. Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual, Dias avalia que o festival evidencia a busca por alimentos mais saudáveis.

“Esse projeto de lei e outras coisas que vêm acontecendo são um pouco da reação a essa prova que a produção orgânica tem dado, de que é possível produzir diferente, sem agrotóxicos e de uma forma que respeita o meio ambiente e as questões sociais”, aponta. O festival também contará com oficinas voltadas ao público infantil e com uma feira para a venda de alimentos e produtos orgânicos. A designes têxtil Nara Guichon, que atua na produção de moda sustentável, comenta que é “urgente” que as pessoas repensem seus hábitos e reutilizem materiais descartados.

A 10ª edição do Festival de Gastronomia Orgânica ocorre das 10h às 18h e tem entrada gratuita, com exceção das aulas com os chefes de cozinha.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Ouça a íntegra da entrevista: