Iniciativa cultural

Após 18 anos fechado, museu Memória do Bixiga será reinaugurado na capital paulista

Espaço foi fechado em 2000 devido a problemas financeiros e reabre, no próximo domingo (29), contando com financiamento popular para manter as atividades e o acervo

Portal do Bixiga/Reprodução

Local contará com a ajuda financeira de pessoas comuns para garantir a sobrevivência no mercado cultural

São Paulo – Após mais de uma década fechado, o Museu Memória do Bixiga (Mumbi) será reinaugurado no próximo domingo (29), a partir das 10h. O espaço começou sua história em 1981 e tem papel fundamental na preservação da memória afetiva da Bela Vista, um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo. Para garantir a manutenção financeira do Mumbi, a nova direção criou uma plataforma online para arrecadar contribuições.

Em entrevista à repórter Nahama Nunes, da Rádio Brasil Atual, o novo diretor do espaço, Diego Rodrigues Vieira explicou que o museu, concebido pelo agitador cultural Armando Puglisi, popularmente conhecido como Armadinho do Bixiga, foi “feito de pessoas comuns e para pessoas comuns”. Segundo ele, é imensurável o valor do espaço cultural, por retratar as histórias do bairro e dos imigrantes da região. Diego também destaca que será a partir dessa identificação com o projeto que a instituição buscará recursos financeiros.  “Nossa campanha tem essa linha, de trazer as pessoas para dentro (do museu) para que elas se sintam construtoras do espaço, que ele seja mantido e construído por essas pessoas.”

O Museu está sediado em uma típica construção do século 20, na Rua dos Ingleses,  e reúne cerca de 1.500 itens e 8 mil fotografias que remontam à década de 1980 e ao surgimento e desenvolvimento do bairro por negros, nordestinos e italianos, além de vários artistas – o que, de acordo com o diretor, deixam os frequentadores encantados com a preservação dos documentos históricos.

Na reinauguração será feita servido o chamado nhoque da sorte, tradicional prato do bairro, herança da cultura italiana. O valor arrecadado será investido como fundo ao próprio museu. Na ocasião, também haverá a apresentação de músicas  do sambista Adoniran Barbosa – um dos ícones culturais do Bixiga –, entre outras atrações.

Ouça a reportagem completa:

Serviço:

Museu Memória do Bixiga

Rua dos Ingleses, 118

Doações: www.museumemoriadobixiga.com/