Teatro

Espetáculo circense de rua ataca preconceitos e celebra a riqueza cultural nordestina

'Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos', da Trupe Baião de 2, conta a história de dois migrantes nordestinos que chegam à capital paulista cheios de esperança para construir uma nova vida

Ariane Artioli/Divulgação

Montagem trata de um casal sonhador e romântico, que busca sua felicidade em terras mais abastadas que as suas

São Paulo – A Trupe Baião de 2 faz várias apresentações do espetáculo Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos por cidades da região metropolitana de São Paulo a partir deste sábado (6). Por meio de linguagem circense, a companhia apresenta a história de dois migrantes nordestinos e seus (des)caminhos rumo ao seu novo lar, a capital paulista. Da arrumação do solo para firmar a casa até a organização de objetos cheios de histórias, a peça mostra a felicidade e a esperança dos retirantes com a nova terra.

A primeira apresentação será realizada na Avenida Odair de Souza Ribeiro, no Bairro Nogueira, em Guararema. Em seguida, a trupe de circo leva o espetáculo a Santa Isabel (12), Suzano (19), Poá (20), Biritiba-Mirim (26), Guaianases (28), Ferraz de Vasconcelos (2/6) e Salesópolis (11/6). Segundo o grupo, os locais foram escolhidos levando em consideração a expressiva presença de migrantes nordestinos.

Para tratar de um tema tão íntimo e tão presente ao nordestino, tomamos muito cuidado, já que nossa intenção não era mostrar a dificuldade, nem o lado triste por ter de abandonar a terra querida. Mas sim a esperança, que dá forças a tantas famílias para migrarem em direção a uma nova vida. É uma homenagem aos nordestinos! Passaremos por municípios que possuem grande número de migrantes e acreditamos que, desta forma, o circo adquire um papel importante de interação social, em um campo que pretende valorizar a cultura nordestina e discutir o preconceito”, afirma Rachel Monteiro, cofundadora da trupe e volante de acrobacia.

Segundo Cleuber Gonçalves, que assina o figurino do espetáculo, a peça privilegia a esperança ao sofrimento nordestino. “O conceito de retirante pensado nesta criação é diferente dos retirantes retratados por Portinari, por exemplo, que evidenciou a ideia de sofrimento. Esta montagem trata de um casal sonhador e romântico, que busca sua felicidade em terras mais abastadas que as suas, sem nunca perder a alegria e nem deixar de sonhar”, comenta.

Ariane Artioli/Divulgação
Espetáculo celebra cultura nordestina com circo, cultura popular maracatus, cocos, frevos, forrós e danças

Na história, as malas levam objetos repletos de afetos e significados, mas também o sonho e a expectativa de uma vida nova: é nelas que os migrantes levam a alegria, o trabalho, o cansaço e a esperança. Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos é uma celebração da riqueza da cultura nordestina que mistura circo com elementos da cultura popular como maracatus, cocos, frevos, forrós, ritmos tipicamente nordestinos que dão o tom das performances circenses e danças típicas.

Compõem o espetáculo números de acrobacia em dupla, perna de pau, malabares, manipulação de objetos, cenas de habilidade de força e equilíbrio. Um dos destaques da apresentação é a percha de equilíbrio, modalidade tradicional de virtuose e risco, pouco praticada hoje em dia.

A obraé um projeto realizado por meio do edital Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015, uma realização da Funarte e do Ministério da Cultura. Todas as apresentações são gratuitas, com a realização de um bate-papo sobre o espetáculo e a linguagem do circo ao final.

Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos
– Sábado, 6 de maio, às 11h30
Avenida Odair de Souza Ribeiro, no Bairro Nogueira, em Guararema
– Sexta-feira, 12 de maio, às 10h e às 16h
no Paço Municipal, na Avenida República, 297, no centro, em Santa Isabel
– Sexta-feira, 19 de maio, às 14h30
Praça João Pessoa S/N, no Centro, em Suzano
– Sábado, 20 de maio, às 11h e às 14h30
Praça da Bíblia, na Rua Vicente Guida, na Vila Açoriana, em Poá
– Sexta-feira, 26 de maio, às 10h e às 16h
Praça São Benedito, S/N, no Centro, em Biritiba-Mirim
– Domingo, 28 de maio, às 11h
Avenida Estrada Itaquera, 2448, Guaianases, em São Paulo
– Sexta-feira, 2 de junho, às 11h e às 15h
Praça Independência, Centro, em Ferraz de Vasconcelos
– Domingo, 11 de junho, às 10h e às 15h
Praça Antônio de Souza Prado, Km 84, no distrito Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis

Ficha técnica
Artistas circenses (elenco): Guilherme Awazu e Rachel Monteiro
Figurinista: Cleuber Gonçalves
Técnico som: Clóvis Vilela
Direção artística: Ronaldo Aguiar
Produção executiva: Álvaro Rovares
Direção de produção e elaboração: Marcia Vilela/Arena Projetos
Concepção: Trupe Baião de 2
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: livre
Quanto: grátis
Mais informações: retirantes.wordpress.com e www.facebook.com/TrupeBaiaoDe2

Leia também

Últimas notícias