comunicação

TVT muda para o canal digital 44.1 a partir deste domingo

Mudança segue determinação de portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e afeta também outras emissoras da TV aberta

reprodução

Grande São Paulo: canal digital 44.1 agora traz programação de interesse do trabalhador e movimentos sociais

São Paulo – A TVT passa a transmitir sua programação no canal 44.1 digital a partir deste domingo (26) e não mais no canal 8.1, como vinha fazendo. A mudança se dá em cumprimento à Portaria 1.289, publicada no Diário Oficial da União, em 17 de março.

A portaria, assinada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disciplina e aprova regras para utilização de canais virtuais pelas entidades executantes dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão (SBTVD-T) em São Paulo. A portaria também define a numeração dos canais virtuais.

Além da TVT outras emissoras, como a TV Cultura, a TV Aparecida e a TV Brasil também farão esta migração.

Outra mudança na TV aberta é que a partir de quarta-feira (29) o sinal analógico será desligado. Apenas as pessoas que tiverem aparelhos de TV adaptados ao sinal digital vão continuar a ter acesso à programação das emissoras de televisão.

Essa é a data limite para a capital paulista e outros 38 municípios do estado de São Paulo. A data também faz parte do cronograma do ministério dirigido por Kassab. O cronograma teve início em fevereiro do ano passado, na cidade de Rio Verde, em Goiás.

Segundo dados da Seja Digital, entidade formada por operadoras de telefonia celular, responsáveis pela migração do sistema, em janeiro deste ano 86% dos domicílios da região metropolitana de São Paulo já tinham migrado para o sistema digital.

Segmentos da sociedade beneficiados por programas sociais, como o Bolsa Família, estão recebendo gratuitamente kits de antena e receptor digital para migrarem de sistema.

Confira o vídeo de divulgação da mudança de canal da TVT:

Leia também

Últimas notícias