Você está aqui: Página Inicial / Cultura / 2013 / 08 / Programa especial celebra três anos da TVT nesta 6ª feira

Mídia

Programa especial celebra três anos da TVT nesta 6ª feira

Produção que vai ao ar às 19h de hoje (23) destaca experiências que renovam a pauta jornalística e o modo de fazer comunicação do país
por Redação RBA publicado 23/08/2013 08h38, última modificação 23/08/2013 10h21
Produção que vai ao ar às 19h de hoje (23) destaca experiências que renovam a pauta jornalística e o modo de fazer comunicação do país

São Paulo – A TVT completa três anos neste 23 de agosto e celebra a data com um programa especial. A produção mostra a comunicação praticada pela emissora – a primeira concessão de canal aberto conseguida por uma entidade de trabalhadores – e por vários outros meios de comunicação. O canal é parceiro de pauta e conteúdos da Rede Brasil Atual, e compõe um projeto de comunicação liderado pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo e que reúne dezenas de entidades.

De acordo com Valter Sanches, diretor de Comunicação dos Metalúrgicos do ABC e presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantenedora da emissora, são os trabalhadores os construtores de uma nova comunicação no país. “O especial é nossa homenagem a eles. Mostramos também como funciona o jornalismo colaborativo da TVT, que tem a participação dos cidadãos”, define Sanches.

“O programa de aniversário será apresentando como um show de reportagens, destacando diversas experiências de comunicação progressista”, diz a diretora de Jornalismo, Nelma Salomão. Serão seis blocos, mostrando a atuação dos movimentos sociais na construção da comunicação, TVs e rádios comunitárias, a diversidade de opiniões e abordagens no mundo dos blogs, ações de comunicação na periferia e as iniciativas de documentaristas independentes. Novas ferramentas de comunicação também serão destaque, com apresentação de aplicativos da emissora, explicações sobre redes sociais e o papel desses instrumentos como forma de expressão e mobilização política e social.

O colunista da Revista do Brasil, Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e professor de Jornalismo da USP, relata experiências de comunicação progressista em outros países. Entre elas, uma comunidade indígena que vive no extremo sul da Argentina e transmite sua cultura por meio de um programa de rádio – o que só foi possível depois da aprovação de um novo marco regulatório das comunicações no governo da presidenta Cristina Kirchner.

Participam também do programa o ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Franklin Martins; a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Rosane Bertotti; a ex-deputada e autora da lei que criou as rádios e TVs comunitárias no Brasil, Irma Passoni; o jornalista e professor da Universidade de Brasília Venício Lima, e o ativista cultural Sérgio Vaz, da Cooperifa, cooperativa que divulga cultura e faz comunicação progressista na periferia paulistana.

Onde assistir

A TVT pode ser vista no canal 13 da NET Digital, na Grande São Paulo, no canal UHF 46, em Mogi das Cruzes, ou pelo site tvt.org.br. Diarimente, às 19h, o telejornal Seu Jornal pode ser visto também aqui, na RBA.

TVT em números

• 100
Profissionais trabalham na produção da programação própria da TVT.

• 1.096
Dias de transmissão entre 23/8/2010 e 23/8/2013

• 3.900
Reportagens foram exibidas no Seu Jornal desde 23 de agosto de 2010, envolvendo 8 mil entrevistas

• 19h às 20h30
é o horário de exibição dos programas exclusivo produzidos diariamente pela equipe da TVT.

• Atrações
São sete os programas com produção própria da TVT: ABCD em Revista, Bom para Todos, Clique e Ligue, Melhor e Mais Justo, Memória e Contexto e Pra Você Ver. Há ainda o Seu Jornal, diário, ao vivo, das 19h às 19h30. A emissora retransmite ainda parte a programação da TV Brasil, de parceiros, como a TV Câmara, e produções independentes.