Jornalista lança ‘A outra história do mensalão’ na próxima segunda-feira

Em livro, Paulo Moreira Leite traz críticas ao que considera o mais midiático dos julgamentos da história do país

São Paulo – Será lançado na segunda-feira (18) o livro A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político, do jornalista Paulo Moreira Leite. É a sétima obra da coleção História Agora, da Geração Editorial.

No livro, Moreira Leite apresenta as contradições no julgamento da Ação Penal 470, também conhecida como processo do mensalão. Segundo o jornalista, o julgamento foi político e injusto, incluindo condenações sem provas e desrespeitando princípios básicos do Direito, como a presunção da inocência.

Outro ponto abordado pelo autor é o papel da mídia no julgamento. O que ele chama de “opinião publicada” – em contraponto ao conceito de opinião pública – teria sido decisivo no resultado do processo, já que os réus estariam condenados antes mesmo de o julgamento começar.

O livro é a compilação de textos publicados pelo autor no blog que mantinha no site da revista Época, da Editora Globo, durante os quatro meses de julgamento. O prefácio do livro é do jornalista Janio de Freitas, colunista do jornal Folha de S. Paulo.