’30 Rock’ e ‘Mad Men’ lideram indicações ao Emmy 2009

Premiação acontecerá em Los Angeles no dia 20 de setembro e será transmitida ao vivo

Los Angeles – A comédia “30 Rock”, com Tina Fey, e o drama dos anos 1960 “Mad Men” lideram as indicações ao Emmy anunciadas nesta quinta-feira, entre muitos rostos novos que competem pelos prêmios mais importantes da televisão americana.

“30 Rock” foi indicado em 22 categorias, incluindo melhor comédia de TV e melhor atriz, Tina Fey, que já levou o Emmy de melhor atriz em 2007.

“Mad Men”, exibido pelo canal a cabo AMC, teve 16 indicações, incluindo a de melhor drama. Os dois seriados levaram os Emmy nessas categorias no ano passado.

Entre as redes a cabo, a HBO foi líder em indicações, com 99, seguida pela Showtime, com 29, e a AMC, com 23. A rede de TV aberta NBC recebeu 67 indicações, a ABC, 55, a CBS, 49, e a Fox, 42.

As categorias principais ganharam mais indicados este ano, pela primeira vez, em reconhecimento do crescimento dos dramas e comédias fortes na TV norte-americana, especialmente na TV a cabo.

A Academia de Televisão, que distribui os Emmy, disse que 41 das 83 indicações para comédias e dramas foram diferentes do ano passado. Elas incluem o drama novo “Big Love”, polêmico seriado da HBC sobre poligamia, a comédia animada “Family Guy”, da Fox, e a comédia “Flight of the Conchords”, da HBO.

O ator Simon Baker, do seriado criminal “The Mentalist”, foi indicado para melhor ator, e alguns dos rostos novos na categoria comédia foram Jim Parsons, de “The Big Bang Theory”, e Toni Collette, de “United States of Tara”, da Showtime.

“Saturday Night Live”, que garantiu recordes de audiência para a NBC durante a campanha presidencial do ano passado nos EUA, recebeu 13 indicações, incluindo uma de melhor atriz para Tina Fey por suas imitações da candidata republicana à vice-presidência Sarah Palin. O cantor Justin Timberlake foi indicado na categoria ator convidado em “Saturday Night Live”.

Alec Baldwin foi indicado para melhor ator de comédia por seu trabalho em “30 Rock”, que dominou as indicações ao Emmy pelo segundo ano. Baldwin levou o Emmy nessa categoria no ano passado.

“Mad Men” espera repetir premiação

“Mad Men”, que levou o Emmy de melhor drama no ano passado, vai concorrer com o programa legal “Damages”, da FX, “Breaking Bad”, da AMC, “Dexter”, da Showtime, o seriado médico “House”, da Fox, e “Lost”, da ABC.

Ao lado de “30 Rock”, as comédias indicadas incluem “Entourage”, da HBO, “The Office”, da NBC, “Weeds”, da Showtime, e “How I Met Your Mother”, da CBS.

Na corrida pelo prêmio de melhor ator num drama, Bryan Cranston vai torcer para repetir sua vitória surpresa no ano passado pelo papel de professor de química que vira traficante de drogas em “Breaking Bad”. Na mesma categoria concorrem Jon Hamm (“Mad Men”), Hugh Laurie (o médico mal-humorado de “House”), Michael C. Hall (“Dexter”) e Gabriel Byrne (“In Treatment”).

Glenn Close, que faz uma advogada durona em “Damages”, Kyra Sedgwick, por “The Closer”, Mariska Hargitay (“Law & Order: Special Victims Unit”), Sally Field (“Brothers and Sisters”), Holly Hunter (“Saving Grace”) e Elisabeth Moss (“Mad Men”) vão disputar o Emmy de melhor atriz num drama.

A 61a cerimônia de entrega dos Emmy acontecerá em Los Angeles em 20 de setembro e terá transmissão ao vivo.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias