Eleições 2018

Fátima Bezerra vence e Rio Grande do Norte amplia vitória da esquerda no Nordeste

Senadora petista venceu Carlos Eduardo (PDT) por 57,60% a 42% do votos válidos

Divulgação

Fátima Bezerra (PT) foi uma das seis parlamentares que ocuparam a mesa do Senado contra a votação da reforma trabalhista

São Paulo – Com mais de um milhão de votos (57,60% dos válidos), a senadora Fátima Bezerra (PT) venceu a eleição para o governo do Rio Grande do Norte. Ele superou Carlos Eduardo  (PDT), que teve 753 mil (42%).

No primeiro turno, dia 7, Fátima recebeu 748.150 votos (46,17%), ficando próxima da vitória. Carlos Eduardo teve 525.933 (32,45%). 

Votos em branco e nulos somam 8,5%. Abstenções totalizam 18,22%, ante 17,12% no primeiro turno.

Fátima, 63 anos,  é pedagoga e exerce mandato de senadora. A coligação inclui o PCdoB e o PHS. Ela foi uma das cinco parlamentares – ao lado de Gleisi Hoffmann (PT), Regina Souza (PT), Lídice da Matta (PSB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Com sua eleição, o Nordeste passa a ter oito governadores considerados de centro-esquerda, somando-se a Flávio Dino (PCdoB-MA), Wellington Dias (PT-PI), Camilo Santana (PT-CE), João Azevêdo (PSB-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Rui Costa (PT-BA), além de Renan Filho (MDB), eleito com apoio do PT>

Carlos Eduardo, advogado, 59 anos, foi prefeito de Natal. Sua coligação incluiu PP, MDB, Pode e DEM.