Eleições 2018

Filho de Jader Barbalho, Helder é eleito governador do Pará

Após campanha em que buscou se descolar da figura de seu pai, Jader, senador eleito e ex-governador, Helder desbanca Marcio Miranda (DEM) e estará à frente do estado pelos próximos quatro anos

Divulgação

No primeiro turno, Helder (esq.) recebeu 47,69% dos votos contra 30,21% de Miranda

São Paulo – No Pará, o segundo turno deu a vitória a Helder, do MDB. Com 83,28% dos votos apurados, ele aparece com 55,26 % dos válidos, enquanto Marcio Miranda (PSDB) tem 44,74%. Votos em branco e nulos totalizam 11,71%. Abstenções somam 23,12%, ante 19,95% no dia último dia 7.

No primeiro turno, Helder recebeu 1.825.708 votos (47,69%) e Miranda, 1.156.680 (30,21%). Havia uma expectativa, inclusive, da eleição já ter sido resolvida na primeira etapa.

Filho do ex-governador e senador eleito pelo estado, Jader Barbalho (MDB), Helder, 39 anos, encabeça a coligação que inclui ainda PP, PRB, PR, PSC, PTB, PHS, PMB, Pode, DC, PTC, Patriota, PSD, Avante, PSL e Pros.

A campanha de Helder tentou descolar a imagem de seu pai, deixando inclusive de utilizar seu sobrenome. Mais um candidato que se apresentou como “novo”, Helder surfou com sucesso nesta estratégia, mesmo tendo ele feito parte dos governos Dilma Rousseff (PT), como ministro da Pesca e Aquicultura e, Michel Temer (MDB), como ministro da Integração Nacional. 

“Agradeço a Deus por todos os momentos de nossa campanha. Foi linda, a cada um deixo meu agradecimento. Vamos escrever um novo tempo deste estado. De um governo presente, cuidando da nossa gente”, disse.

Do lado derrotado, o tucano Marcio Miranda, de 61 anos, tem em sua coligação ainda o PDT, PSB, SD, PRP, PMN, PRTB e PPS.