manifestação

Wagner Moura se opõe a Bolsonaro: ‘Civilização contra a barbárie’

Em vídeo, ator pede que lideranças políticas nacionais, como ex-presidente Fernando Henrique e o ex-candidato Ciro Gomes, assumam posição clara em favor da democracia e contra o autoritarismo

Reprodução

‘É satisfatório estar no lado certo da trincheira’, diz o ator, que lamenta a polarização política das eleições deste ano

São Paulo – O ator Wagner Moura – o capitão Nascimento do filme Tropa de Elite – divulgou vídeo, nesta terça-feira (16), declarando oposição ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) e pedindo que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o ex-candidato Ciro Gomes (PDT) se manifestem publicamente. O artista classifica as eleições de 2018 como a da “civilização contra a barbárie“.

“Eu sou contra qualquer tipo de patrulha ideológica, mas nesse momento as pessoas precisam se posicionar. Fernando Henrique Cardoso, o senhor precisa dar uma declaração a favor da democracia. Ciro Gomes, você é uma figura democrata, precisamos de você na reta final”, disse ele, chamando a ambos para que assumam posição de apoio a Fernando Haddad (PT).

Reconhecido suas posições progressistas, Wagner Moura lembra que quem não concorda com ele não precisa ser “racista, homofóbico e a favor da cultura do estupro” – referindo-se a diversas declarações do candidato de extrema-direita com essas características. O ator também lembra que a candidatura Bolsonaro ameaça a liberdade de expressão, e cita as mais de 50 denúncias de violência registradas no país durante os dias que se seguiram à votação em primeiro turno, incluindo a morte do capoeirista Moa do Catendê. 

“Essa não é uma eleição de disputa política, da esquerda contra a direita, é a civilização contra a barbárie. Se expor num país polarizado é abrir o flanco para as ameaças mais covardes, mas é satisfatório estar no lado certo da trincheira”, concluiu.