Vox Populi: Haddad amplia vantagem entre os mais pobres

Entre quem tem renda familiar até dois salários mínimos, petista abre 15 pontos sobre adversário. Bolsonaro aumentou intenção de votos entre os mais ricos

Ricardo Stuckert

Haddad também ampliou vantagem sobre o candidato do PSL entre os eleitores que possuem até o ensino fundamental

São Paulo – Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e divulgada na manhã desta quinta-feira (25) mostra que o candidato do PT a presidente da República, Fernando Haddad, segue liderando entre os mais pobres, mas com vantagem maior em relação ao último levantamento, divulgado no dia 19 de outubro. A pesquisa foi contratada pela CUT.

Naquela ocasião, o ex-prefeito de São Paulo já vencia entre aqueles que têm renda familiar até dois salários mínimos por 45% a 37%. Agora, a vantagem é de 17 pontos percentuais, 50% a 33%. Por outro lado, Bolsonaro ampliou sua vantagem entre os mais ricos, e tem, no eleitorado com renda familiar acima de cinco salários mínimos, 59% contra 25% do petista.

Entre as mulheres, Haddad segue numericamente na frente, 40% a 39%, situação de empate técnico. A vantagem de Bolsonaro no segmento masculino, segundo a pesquisa CUT/Vox, foi reduzida em seis pontos, com o candidato do PSL passando de 53% para 49% e o petista oscilando positivamente de 35% para 37%.

Haddad também ampliou a margem que tinha sobre o candidato do PSL entre os eleitores que possuem até o ensino fundamental. Nesse segmento, suas intenções de voto passaram de 44% para 47%, enquanto Bolsonaro oscilou negativamente de 38% a 36%. Bolsonaro aparece com 52% no segmento dos têm curso superior, contra 32% do ex-prefeito paulistano.

O pesselista vence também entre os que se declararam brancos, 53% a 32%, enquanto Haddad supera o adversário por 48% a 30% entre os autodeclarados negros. A pesquisa mostra empate técnico entre os pardos, com 40% para ambos.

O levantamento foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro, e foram realizadas 2.000 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de 16 anos ou mais de 121 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o intervalo de confiança é de 95%.