governador

No RS, Sartori diz que ‘vitória foi chegar ao segundo turno’

Atual governador praticamente reconhece que Eduardo Leite, do PSDB, deve confirmar números das pesquisas e ser eleito

O tucano Eduardo Leite (esq) pode ser uma das poucas vitórias do PSDB nesta eleição

São Paulo — Favorito nas pesquisas, o candidato a governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), votou na tarde deste domingo (28) no Instituto Estadual Assis Brasil(28), em Pelotas, na região sul do estado, e cidade em que já foi prefeito. Durante o voto, Leite afirmou estar “confiante” na vitória.

Estou muito confiante. As pesquisas indicavam a nossa liderança, mas a gente sabe que a pesquisa que vale é a que está sendo feita neste momento nas seções eleitorais do Rio Grande.”

Mais cedo, o atual governador e candidato à reeleição José Ivo Sartori (MDB), votou na cidade serrana de Caxias do Sul, no Colégio La Salle Carmo. Sartori também acompanhou o voto da esposa e dos filhos no mesmo local. Após sair da urna eletrônica, Sartori disse que ter ido para o segundo turno já podia ser considerado como uma “grande vitória”.

Segundo pesquisa Ibope, Eduardo Leite (PSDB) tem 59% dos votos válidos e José Ivo Sartori (MDB) tem 41%. No total, vantagem de 52% a 36% para o tucano, com 8% de votos em branco ou nulos e 4% que não sabem. A rejeição de Sartori é três vezes maior: 36% a 12%.