Eleições 2018

Livros a caminho das urnas, educação como caminho para a paz

Ação serviu como forma de protesto diante dos vídeos postados no primeiro turno, nos quais eleitores de Bolsonaro usavam armas na urna eletrônica

São Paulo – Teve famosos e desconhecidos. Aos milhares, eleitores levaram livros para as urnas, no segundo turno das eleições brasileiras, neste domingo (28). A ação, destacada em fotos que tomaram conta das redes sociais, serviu como forma de protesto diante dos vídeos postados no primeiro turno, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) portavam armas nas cabines de votação.

Em sua última gravação para as redes, o candidato Fernando Haddad (PT) convocou: “Deixem o ódio de lado; urna é lugar de depositar esperança”.

A atriz global Mariana Ximenes levou o livro Cartas Perto do Coração, com a correspondência que os escritores Fernando Sabino e Clarice Lispector trocaram entre 1946 e 1969. Fernanda Paes Leme, o Persépolis, autobiografia em quadrinhos da iraniana Marjane Satrapi.

A cantora Daniela Mercury postou foto com parte da família – a companheira e duas filhas – e seus livros e as hashtags #democracia, #somostodosiguais e #amor.

Para o deputado federal carioca Jean Wyllys (Psol), “a resistência nunca é discreta”, afirmou, vestindo uma camiseta vermelha estampada com a frase “Amanhã vai ser outro dia” e a coletânea Lula Livro Lula Livre nas mãos. “13! Em defesa da democracia!”, declarou.

A atriz Claudia Abreu postou uma imagem no seu Instragram: “Votando com o livro na mão e a esperança no coração!”.

Deborah Secco e o marido Hugo Mouro levaram a filha Maria Flor, cada um com seu livro: “Peço desculpas mas não vou declarar o meu voto. Boa votação! Ps.: tem ironia nesse bilete”, brincou o ator vestido com uma camiseta estampada com ELENÃO ELENUNCA!

Camila Pitanga também levou a filha para votar, cada uma com seu livro: “A gente sabe que está do lado certo da história”.

No post de Bruno Gagliasso, a mensagem era ainda mais direta: “Eu escolho lutar com essa “arma”. Por nossos filhos… #viravoto #13 #professor.

“Pela liberdade da Democracia e a força dos livros!”, afirmou a atriz Drica Moraes

O ator Fabio Assunção manifestou sua “gratidão ao Brasil pela gigantesca mostra de força democrática das últimas duas semanas”. E agradeceu “aos que jogaram limpo nessa eleição”, postando no Instagram uma frase do grande pensador e educador Paulo Freire: “A educação é um ato de amor e, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.