Eleições 2018

Gleisi: onda política ‘foi construída nos subterrâneos da internet com mentiras’

Presidenta do PT lembrou que partido entrou com ação no TSE para pedir investigação. Ela e o jornalista Franklin Martins visitaram Lula em Curitiba

Reprodução

Gleisi e Franklin em Curitiba: adversário deve responder por abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação

São Paulo – A denúncia sobre divulgação de fake news via WhatsApp com dinheiro ilícito de caixa 2 empresarial mostra, para a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), que a “onda política” contra o partido não foi de convencimento da população, “mas construída nos subterrâneos da internet com uma fábrica de mentiras“.

Depois de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, ela confirmou que a legenda entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com ação de investigação judicial contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Gleisi estava acompanhada do jornalista Franklin Martins, que foi ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Lula. Para Franklin, o presidenciável do PSL é um candidato que “foge dos debates e se refugia no porão”. 

A presidenta do PT relatou que o ex-presidente está “animado” com o processo eleitoral, na medida em que fica clara a ocorrência de uma “fraude de porão” na campanha do adversário, um “embuste” que pode estar induzindo milhões de pessoas ao erro. “Não tem propostas, não disse a que veio”, comentou Gleisi sobre Bolsonaro. Em seguida, citou recado de Lula para os apoiadores da campanha de Fernando Haddad: “Vocês podem andar de cabeça erguida, porque nós temos o que mostrar para o Brasil. Emprego, renda, programas que melhoraram a vida das pessoas”.

Para a senadora, a denúncia contra Bolsonaro indica lavagem de dinheiro e a existência de recursos ilegais na campanha, configurando caixa 2. Também foram pedidas cautelares para sustar essa prática nas redes sociais.

Em nota divulgada ainda ontem, o PT informou que requereu da Polícia Federal investigação “das práticas criminosas” de Bolsonaro. “Estamos tomando todas as medidas judiciais para que ele responda por seus crimes, dentre eles o uso de caixa 2, pois os gastos milionários com a indústria de mentiras não são declarados por sua campanha”, afirma o partido.

“Os métodos criminosos do deputado Jair Bolsonaro são intoleráveis na democracia. As instituições brasileiras têm a obrigação de agir em defesa da lisura do processo eleitoral. As redes sociais não podem assistir passivamente sua utilização para difundir mentiras e ofensas, tornando-se cúmplices da manipulação de milhões de usuários”, diz ainda a nota.