eleições

Futuro presidente terá de garantir pluralidade política, diz Toffoli

Ministro do STF também disse que novo chefe do Executivo deve respeitar a oposição e 'promova o bem, sem preconceito'

José Cruz/Agência Brasil

Toffoli cobrou que novo presidente respeite as instituições e a democracia, acima de tudo

São Paulo – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse que o futuro presidente terá de garantir a pluralidade política e promover o bem, sem preconceito ou discriminações. O ministro votou na manhã deste domingo (28), em um colégio no Lago Norte, bairro nobre de Brasília.

O presidente da Suprema Corte foi à seção eleitoral com a Constituição Federal nas mãos e fez um rápido pronunciamento à imprensa em que cobrou, do próximo presidente do Brasil, a “promoção do bem de todos”.

Ele também lembrou que o eleito deverá respeitar a Carta Magna. “É importante lembrar que o futuro presidente terá como seu primeiro ato jurar a Constituição. É importante que se cumpra o artigo terceiro da Constituição, que diz o que constitui os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Primeiro: construir uma sociedade livre, justa e solidária. Segundo: garantir o desenvolvimento nacional. Terceiro: erradicar a pobreza, a marginalização, e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, disse o ministro.

Porém, com um dos candidatos à Presidência acusado de promover ódio e intolerância, Toffoli deu destaque ao trecho seguinte do mesmo artigo. “Quarto e importantíssimo: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação”.

Ao final da mensagem, o presidente do STF lembrou que o ocupante do principal cargo executivo do país deve respeitar as instituições e a democracia, acima de tudo. “E também garantir a pluralidade política como está na Constituição, respeitando também a oposição que se formará”, destacou.

Leia também

Últimas notícias