sem palavras

Bolsonaro foge de novo. Globo cancela debate e não entrevistará Haddad

Programa iria ao ar na noite de sexta (26). Será a primeira eleição desde 1989 sem que finalistas no segundo turno exponham publicamente suas ideias e propostas para os problemas do país

Reprodução

Eleição deste ano será a primeira, desde 1989, sem confronto entre os finalistas no segundo turno

São Paulo – Após o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, se recusar a comparecer em todos os debates televisivos, a TV Globo confirmou que não cederá espaço para Fernando Haddad (PT), cancelando a programação para a próxima sexta-feira (26). Esta será a primeira eleição desde 1989 sem que finalistas no segundo turno exponham publicamente suas ideias e propostas para os problemas do país.

À Globo, Bolsonaro justificou que não irá por motivo de saúde, atribuindo desconforto à necessidade de portar uma bolsa de colostomia. Porém, o candidato já disse à imprensa que se trata de uma estratégia de campanha.

“Essa semana eu descobri porque ele não participa dos debates. O soldadinho de araque não pode reafirmar o que ele fala no submundo da internet olhando no meu olho”, disse Haddad.

Confira a nota da Rede Globo:

Recebemos na data de hoje (22), último dia combinado com as campanhas dos candidatos à Presidência para confirmação do debate de sexta-feira próxima, email da campanha do candidato Jair Bolsonaro, informando que o mesmo não poderá participar do evento, em razão de limitações de saúde. 

Já o candidato do PT, Fernando Haddad, confirmou sua disposição de estar presente. Como se trata de campanha de segundo turno, obviamente não há outros candidatos para viabilizar a realização do debate. 

Na reunião de elaboração das regras do evento foi acertado com as assessorias dos candidatos que, se Jair Bolsonaro não pudesse comparecer por razões de saúde, o debate não seria substituído por entrevistas.

Leia carta enviada à Globo pela equipe de Bolsonaro:

“Apesar de o Dr. Antonio Macedo ter reduzido o nível de restrição de suas atividades rotineiras, o candidato continua com limitações em virtude da bolsa de colostomia. Segundo explicado pelo aludido médico (vídeo anexo), o paciente com a bolsa de colostomia fixada ao lado direito do abdômen, como no caso do candidato, não tem qualquer controle intestinal. Com isso, o seu preenchimento total pode ser rápido e inesperado, podendo levar ao rompimento da bolsa, o que gera extremo desconforto e constrangimento ao paciente. 

Além disso, por orientação médica, ele ainda deve evitar esforço físico, estresse excessivo ou ficar muito tempo em pé.

Por esses motivos, ele não poderá comparecer ao debate marcado para o dia 26 de outubro, às 22 horas”.