True News

Ativistas criam Rede Democrática para combater notícias falsas no WhatsApp

Programadores, engenheiros e matemáticos estudaram o funcionamento dos mecanismos de disseminação de fake news no aplicativo e pretendem vincular grupos e pessoas que queiram combater a desinformação

Marcelo Camargo EBC/Reprodução

Para receber o convite e ingressar na rede, é preciso enviar uma mensagem via Whatsapp ao número (21) 96737-9314

São Paulo – Um grupo de ativistas apartidários composto por engenheiros, programadores e matemáticos desenvolveu a ideia de um sistema de combate às chamadas fake news disseminadas pelo aplicativo de mensagens Whatsapp. A proposta da Rede Democrática é vincular grupos e pessoas que possam atuar pela democracia desmentindo notícias falsas, dsitribuindo conteúdos que rebatam as desinformações.

A ideia de conexão entre os grupos surgiu, segundo explica um membro da Rede Democrática, que preferiu não se identificar à repórter Ana Rosa Carrara, da Rádio Brasil Atual, da análise das estruturas de redes, aparentemente movidas por usuários, que estavam estabelecidas principalmente na propagação de notícias falsas, com o objetivo de entender como elas conseguiam tal eficiência.

“Estávamos com uma interpretação um pouco ingênua de como que era a estrutura usada para disseminar o conteúdo, com uma coisa aparentemente orgânica, mas que hoje a gente entende que não era tão orgânica assim, teve impulsionamento pago”, afirma o integrante em referência às denúncias da atuação de empresas na distribuição em massa de informações a favor do candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) e à interferência desse processo na construção do sistema de disseminação.

“O nosso objetivo é realmente que as pessoas possam disseminar os conteúdos produzidos de forma independente, no Brasil inteiro, pelas próprias pessoas”, explica um dos realizadores. 

Para se conectar à Rede Democrática é preciso enviar uma mensagem para o número (21) 96737-9314. Na conversa, o interessado receberá o convite para ingressar na rede e as instruções para combater a desinformação em massa.

Ouça a reportagem completa: 

Você pode conferir a partir de 38″35