Política Externa

Vitória de Dilma representa valorização da integração da América do Sul

Ingrid Sarti, especialista em relações internacionais, destaca que é preciso dar continuidade à integração da América do Sul a partir do fortalecimento das instituições

Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Ingrid Sarti sugere fortalecimento de canais públicos de expressão em oposição à privatização da informação

São Paulo – Para professora de Relações Internacionais da UFRJ e coordenadora do FoMerco (Fórum Universitário Mercosul) , Ingrid Sarti, a vitória de Dilma Rousseff representa a valorização da integração da América do Sul, a partir do fortalecimento do Mercosul e o fortalecimento da cooperação Sul-Sul, no âmbito dos Brics.

Segundo a professora, é preciso dar continuidade à integração da América do Sul a partir do fortalecimento das instituições, como a Unasul, o Banco do Sul, em um modelo de desenvolvimento social sustentável, inclusivo e soberano.

Ingrid Sarti ressalta ainda a necessidade de combater o discurso da grande mídia, que chamou de ‘udenista’, que “esconde e desconstrói todos os feitos do atual governo, inclusive da política externa”. A alternativa, segundo a professora, é fortalecer os canais públicos de expressão em oposição à ‘privatização da informação’.

A professora, que participou da formação da primeira turma da Universidade Federal de Integração Latino-America, em complementação aos esforços do programa “Ciências Sem Fronteira”, pede o aprofundamento do intercâmbio entre professores da região, como mais um esforço em prol da integração da região.

 

 

 

 


Leia também

Últimas notícias