Erro

Vannuchi: preconceito contra nordestinos é ‘desastre’ na campanha de Aécio

Comentarista analisa os principais movimentos e aponta erros graves na campanha tucana ao estimular discurso preconceituoso

Alexandre Macieira/ RioTUR

Literatura de Cordel exposta na Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro, que celebra a cultura nordestina

São Paulo – O cientista político Paulo Vannuchi, em comentário feito hoje (9) para a Rádio Brasil Atual sobre a disputa eleitoral do segundo turno à Presidência da República, afirma que os dois candidatos, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), movem as peças com o máximo de rapidez e que qualquer deslize será aproveitado pelo adversário. Ele ainda aponta dois “erros gravíssimos” da campanha tucana, ambos relacionados ao discurso de ódio contra nordestinos.

O primeiro deles, mais difuso, segundo Vannuchi, é o conjunto de declarações de comunidades de médicos, nas redes sociais, que estimula o discurso de preconceito e ódio contra nordestinos. Um dos mais graves dizia que era preciso esterilizar, como médicos, “esses pobres nordestinos”, pois, segundo as declarações postadas na página, são eles, os nordestinos, os principais responsáveis pela vantagem conseguida por Dilma no primeiro turno.

O segundo grande deslize, de acordo com o analista, veio pela voz autorizada de, ninguém menos, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso que, ao tentar explicar a diferença de mais de 8,5 milhões conseguidos por Dilma em relação ao candidato do seu partido, optou pelo “desastroso caminho de dizer que o voto do PT é o voto do grotão, o voto dos menos informados”, destaca Vannuchi.

O comentarista avalia que FHC, ao referendar tal discurso, repete “aquela desastrada” declaração de Pelé, no tempo da ditadura, em que não havia eleições e havia uma pressão para que houvesse, e Pelé disse “o brasileiro não sabe votar”. E propôs uma pergunta ao ex-presidente: “Fernando Henrique, só se sabe votar quando se vota a favor da sua posição? Ou o povo também sabe votar quando vota contra a sua opinião? A visão é de que o morador dos Jardins, do Leblon, de Ipanema, da Savassi, em Belo Horizonte, de Higienópolis, em São Paulo, onde mora, deve mesmo valer mais?”

Vannuchi ressalta também o cenário de “racha” no PSB, em que figuras importantes do partido, como Luiza Erundina, ex-prefeita da capital paulista, ou o ex-prefeito e ex-governador do Amapá, e Roberto Amaral, presidente do partido, foram votos vencidos na tese da neutralidade, contra aqueles que optaram por apoiar o candidato do PSDB. A ex-prefeita classificou a decisão como ‘incoerente e vexatória’,  em relação ao histórico à esquerda do partido.

Leia também

Últimas notícias