na capital

Senador Rodrigo Rollemberg (PSB) vence no Distrito Federal

Manoel Lenaldo/ Agência Brasil São Paulo – O candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, foi eleito governador do Distrito Federal. Com todas as urnas apuradas, ele venceu Jofran Frejat, do PR, […]

Manoel Lenaldo/ Agência Brasil

São Paulo – O candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, foi eleito governador do Distrito Federal. Com todas as urnas apuradas, ele venceu Jofran Frejat, do PR, por 55,56% dos válidos (812.036 votos) a 44,45% (649.857). As abstenções chegaram a 12,64%. Votos nulos somaram 9,22% e em branco, 2,54%.

Rollemberg nasceu no Rio de Janeiro em julho de 1959. Filho do ex-deputado federal Armando Leite Rollemberg, é formado em História pela Universidade de Brasília (UnB). Filiou-se ao PSB em 1985 e, cinco anos mais tarde, iniciou sua carreira política concorrendo a uma cargo de deputado distrital, mas não conseguiu se eleger.

Nas eleições de 1994, obteve votação para suplência, assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Distrito Federal no ano seguinte, no lugar de Wasny de Roure, do PT. Em 1996, foi nomeado pelo governador Cristovam Buarque (PDT) para a Secretaria de Turismo, Lazer e Juventude.

Dois anos depois acabou eleito deputado distrital. Em 2002, concorreu pela primeira vez ao Palácio do Buriti, mas terminou apenas em quarto no primeiro turno na disputa vencida por Joaquim Roriz (PMDB). De 2004 a 2006, foi o secretário de Inclusão Digital no Ministério da Ciência e Tecnologia no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda em 2006, foi reeleito ao cargo de deputado distrital naquele mesmo ano. Conquistou uma das duas vagas ao Senado no pleito de 2010.


Conteúdo
Rodrigo Rollemberg