Abraji

PMDB e PSDB aparecem com maior número de ações contra divulgação de informações

Ranking foi elaborado com base em processos cadastrados em portal

São Paulo – PMDB e PSDB são os partidos com maior número de ações na Justiça Eleitoral contra a divulgação de informações, aponta ranking elaborado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). As duas legendas somam 63 de 155 processos cadastrados no site Eleição Transparente (www.eleicaotransparente.com.br), abastecido, informa a Abraji, por representantes legais de empresas intimadas judicialmente e pela própria entidade. De acordo com o levantamento, as ações envolvem 64 candidaturas de 21 partidos, contra 12 empresas de mídia e tecnologia.

O PMDB responde por 33 (21%) das ações. Segundo a Abraji, apenas o candidato do partido a governador do Paraná, Roberto Requião, concentra 13. Os tucanos têm 30 processos, 18% do total, sendo 13 com Expedito Júnior, candidato em Rondônia. Mas o candidato com maior números de ações – 14 – é Benedito de Lira, que concorre ao governo de Alagoas pelo PP.

Candidatos a governador são responsáveis pela maioria: 91 (58%). Já candidatos a deputado, tanto federal como estadual, têm 15 ações (10%) cada.

Até ontem (2) à tarde, candidatos a governador em 17 estados haviam entrado com ações, sendo 43 de segundos colocados, 39 de líderes e sete em outras posições nas pesquisas feitas pelo Ibope.

A Abraji informa que o portal Eleição Transparente, um projeto experimental feito com apoio do Google, é organizado “com ajuda de empresas de mídia e tecnologia, que são alvo de processos de supressão de informações em período eleitoral”.