Terá 2º turno

Primeiro turno é acirrado na disputa pelo governo do Ceará

Embate entre PT e PMDB se repetirá no dia 27 de outubro, quando a população do Ceará escolherá o sucessor do governador Cid Gomes (Pros)

Pedro França/ Agência Senado e Máximo Moura/ Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará

São Paulo – O novo governador do Ceará será eleito em segundo turno, após mais três semanas de campanha para Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), dois principais candidatos à sucessão de Cid Gomes (Pros) frente ao governo do estado. Santana teve 47,81% dos votos. O peemedebista terminou o pleito logo atrás, com 46,41%.

Nascido no município cearense de Lavras da Mangabeira, em setembro de 1952, Eunício Lopes de Oliveira é formado em administração de empresas e ciências políticas pelo Centro Unificado de Brasília e fez carreira como empresário e agropecuarista antes de se dedicar à atividade pública. Durante a adolescência, foi militante do movimento estudantil e estreitou vínculos à política quando se filiou ao PMDB, em 1981. Dezessete anos depois, foi eleito pela primeira vez deputado federal. Reelegeu-se em 2002, mas se licenciou do cargo para assumir o Ministério das Comunicações do governo Luiz Inácio Lula da Silva entre 2004 e 2005. No ano seguinte, foi eleito pela terceira vez consecutiva para a Câmara dos Deputados. Em 2010, disputou uma vaga para o Senado Federal, sendo eleito com 36,32% dos votos.

Camilo Sobreira de Santana nasceu no Crato. Antes de se candidatar ao governo cearense, exerceu as funções de deputado estadual pelo PT – foi o mais votado. Sua carreira política teve início no movimento estudantil, enquanto estudava Agronomia na Universidade Federal do Ceará. A primeira disputa se traduziu em derrota, quando tentou a prefeitura de Barbalha, em 2000. Quatro anos depois, perderia novamente as eleições para no município. Em 2007, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará no primeiro mandato do governador Cid Gomes, hoje filiado ao Pros, permanecendo no cargo por três anos.

Leia também

Últimas notícias