Disputa

PMDB e PSDB se enfrentarão em Rondônia no segundo turno

Confucio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB) terminam praticamente empatados: peemedebista, com 35,87%, e tucano com 35,39%

www.facebook.com/confucio.moura e www.facebook.com/expeditojunior2014

São Paulo – A disputa acirrada pelo governo estadual de Rondônia será decidida no próximo dia 27, em segundo turno entre os candidato Confucio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB). Os dois terminaram a corrida praticamente empatados. Com 100% das urnas apuradas, o peemedebista tem 35,86%, contra 35,42% do tucano.

Nascido na cidade de Dianópolis, em Tocantins em 1984, Confúcio Aires Moura é formado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, mas anteriormente passou nove anos exercendo o cargo de policial militar. Iniciou sua carreira política em 1994 como deputado federal por Rondônia e reeleito por mais duas vezes consecutivas. Licenciou-se do cargo de deputado federal para concorrer em 2004 à Prefeitura de Ariquemes, onde saiu vitorioso e ainda reeleito logo a seguir. Em 2010 renunciou o cargo de prefeito para disputar a vaga de governador, vencendo no segundo turno.

Nascido no município paulista de Guararapes em 1963, Expedito Gonçalves Ferreira Júnior é professor e deu início a sua carreira política aos 21 anos, quando foi eleito vereador de Rolim de Moura durante a primeira eleição do município.

Em 2006 foi eleito senador, mas teve seu mandato cassado três anos depois sob as acusações de compra de votos e abuso de poder econômico. Tentou em 2010 a candidatura para o governo de Rondônia, mas foi impedido pela Lei da Ficha Limpa. Apesar de está sob pena de inelegibilidade de oito anos, o cumprimento de sua sentença acabou em 1º de outubro, quatro dias antes das eleições de 2014.