Rio de Janeiro

Em discurso, Pezão dedica vitória ao ‘padrinho’ Sérgio Cabral e exalta Dornelles

Governador eleito disse que pretende ser o 'segundo prefeito de cada cidade'. Ele agradeceu políticos de partidos e ideologias diferentes, como Cesar Maia (DEM) e o senador eleito Romário (PSB)

São Paulo – Eleito com 55,78% dos votos válidos (4,3 milhões) para o governo do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão garantiu o terceiro mandato consecutivo ao PMDB e dedicou sua vitória ao ex-governador Sérgio Cabral, seu antecessor e padrinho político. “Todo mundo achou precipitado, uma ousadia (sua indicação para a disputa do governo fluminense), e ele acreditou. Nos momentos mais difíceis, sempre estava lá”, afirmou Pezão em entrevista coletiva no início da noite de hoje (26).

Seu adversário, Marcelo Crivella (PRB), teve 44,22% dos votos válidos – descontados os elevado índices de brancos/nulos e abstenções, 17,35% e 22,36%, respectivamente.

O governador eleito também disse fazer questão de agradecer “esse grande homem público, orgulho para mim, que sempre me acolheu a vida inteira”, em referência ao senador Francisco Dornelles, do PP, seu vice. Ele destacou ainda os apoios do ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e do senador eleito Romário (PSB), que integraram sua campanha a partir do segundo turno.

Pezão disse que pretende ser “o segundo prefeito de cada cidade” do Rio, e afirmou que o estado está “muito diferente” de oito anos atrás, quando Cabral assumiu o governo estadual pela primeira vez. “O Rio tem hoje quase pleno emprego e políticas públicas que são referência”, destacou, citando as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Nascido em Piraí, Luiz Fernando de Souza, 59 anos, é formado em Economia e Administração de Empresas. Foi duas vezes vereador e duas vezes prefeito em sua cidade de origem.