Em nota

Lula diz que Aécio mentiu sobre convite para Armínio Fraga seguir no BC

Ex-presidente rechaça ideia veiculada pelo tucano afirmando que PT convidou economista do PSDB para se manter à frente do Banco Central em 2003. 'É lamentável falsificar fatos históricos', afirma Lula

Marcos Fernandes/Coligação Muda Brasil

Armínio, o homem-forte de Aécio: para tucano, previsibilidade; para Dilma, certeza de desemprego

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota hoje (15) desmentindo afirmação feita na véspera pelo candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves. Lula tachou de “lamentável” a versão difundida pelo tucano durante debate na Band dando conta de um convite feito a Armínio Fraga, presidente do Banco Central nos anos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), para que continuasse no cargo em seu mandato, iniciado em 2003.

“Ontem, o candidato Aécio Neves mentiu no debate da TV Bandeirantes ao falar que eu teria convidado Armínio Fraga para permanecer no Banco Central após o término do governo Fernando Henrique Cardoso”, diz o comunicado divulgado pelo Instituto Lula “Nunca fiz esse convite. É lamentável um candidato falsificar fatos históricos em um debate para a Presidência da República.”

Em vídeo divulgado pela campanha de Dilma, Lula pede voto na candidata do PT à reeleição e diz que o Brasil “não pode retroceder”. Na primeira mensagem gravada para o segundo turno da disputa pelo Planalto, o ex-presidente diz que há dois projetos muito diferentes em jogo. “De um lado, quem governou olhando apenas para uma minoria, quem deixou o desemprego reinar e o FMI dar ordens para o Brasil. Nosso projeto governa para todos. Criou oportunidade de estudo e emprego para quem nunca teve, faz o Brasil ser respeitado internacionalmente.”

Fraga, já anunciado ministro da Fazenda de um eventual governo Aécio, foi um tema central no primeiro debate do segundo turno. De um lado, o tucano afirmou que a oficialização de seu titular da área econômica dá ao mercado previsibilidade para que possa apostar em investimentos e lucros.

De outro, Dilma recordou a gestão de Fraga à frente do Banco Central, com taxa de juros chegando ao recorde de 44% ao ano e desemprego elevado, e declarações recentes do economista sinalizando que o salário mínimo está muito alto e que um aumento do número de desocupados teria impacto positivo para os empresários. “Para quem a previsibilidade? Previsibilidade para ter a maior taxa de desempregados, em 2002? Previsibilidade com desemprego?”, questionou a candidata.