em são bernardo

Lula afirma que país ‘aprendeu a valorizar a democracia’

Ex-presidente votou acompanhado pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, por sua esposa, Marisa, e por Alexandre Padilha

Futura Press/Folhapress

Lula foi recebido por muitos apoiadores na seção eleitoral onde vota

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou por volta das 10h15 no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, acompanhado de sua esposa, Marisa, do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e de Alexandre Padilha.

Foi montado um corredor com grades para facilitar a passagem do ex-presidente entre apoiadores. Lula cumprimentou um por um, demorando alguns minutos para entrar na sessão eleitoral.

Em rápida entrevista concedida, Lula afirmou que o país “aprendeu a valorizar” a democracia. “A Dilma tem o povo brasileiro e grande parte da sociedade ao lado dela, por isso acredito que não haja nenhum reacionário tentando truncar o mandato como aconteceu com Getúlio Vargas.”

O petista falou que a reeleição de Dilma com uma pequena diferença de votos não seria um retrocesso da democracia. “O que há de grave é que o discurso é muito semelhante. Se vocês, da imprensa, lessem o livro do [Franklin] Roosevelt (ex-presidente dos EUA), quando ele começou a fazer o ‘new deal’, vocês iriam perceber que os republicanos o tratavam da mesma forma que o Aécio tratou a Dilma”, comparou.

A candidata petista Dilma Rousseff, sucessora de Lula, está na frente nas últimas pesquisas eleitorais. A pesquisa Datafolha de ontem (25) mostra Dilma com 52% das intenções de voto e o tucano Aécio Neves com 48%.