Resposta

Lula a tucanos: ‘Ignorantes sois vós, que não entendem nossa capacidade’

Em discurso inflamado para a militância, ex-presidente critica 'cultura tucana' de acreditar que o povo nordestino ou das periferias das grandes cidades do Sul e do Sudeste são menos qualificados

Alice Vergueiro/ Folhapress

Lula fala durante plenária com a militância petista na Quadra dos Bancários, no centro de São Paulo

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidente de honra do PT, realizou discurso inflamado na noite desta quinta-feira (9), em plenária com a militância petista na quadra do Sindicato dos Bancários, na região central de São Paulo. Ao longo de 40 minutos, fez uma autocrítica sobre a campanha realizada por Alexandre Padilha no estado, candidato petista que terminou em terceiro lugar na disputa para governador de São Paulo, rechaçou o preconceito de antipetistas contra os eleitores do Norte e Nordeste do país, e se declarou “de saco cheio” das acusações contra o partido que surgem em época de eleições, como o caso da Petrobras.

Lula falou à militância ao lado de deputados e deputadas federais petistas, do candidato a governador do PT em 2014, Alexandre Padilha, do presidente estadual do partido, Emídio de Souza, e dos prefeitos paulistas do PT, inclusive Antonio Meira, de Hortolândia, único município onde o PSDB perdeu no primeiro turno das eleições para governador.

“Muitas vezes a gente critica o pessoal de São Paulo, que é antipetista, mas São Paulo já elegeu três prefeitos petistas. Nós já governamos todas as cidades da grande São Paulo, então tem muito petista”, disse Lula, alertando que ainda não estava “falando com todo o Brasil”. O recado direto para o estado corresponde à necessidade de reduzir a vantagem que o candidato do PSDB, Aécio Neves, impôs sobre a presidenta Dilma Rousseff (PT) no maior colégio eleitoral do país: 4 milhões de votos.

“Acho que o potencial do PT é muito maior. É muito maior. Eu, sinceramente, custo a crer que no estado mais industrial do país, portanto mais operariado do país, o presidente da Fiesp tenha tido mais voto do que nós. Eu custo a acreditar, mas é verdade. Algo está errado no nosso discurso e algo está errado na nossa atitude. Eu acho que faltou um pouco de política e um pouco de debate na nossa campanha”, disse Lula.

Lula insistiu em elevar a autoestima dos militantes petistas que conduzirão a campanha pela reeleição de Dilma até 26 de outubro: para o ex-presidente, o militante não deve “baixar a cabeça” e sentir-se constrangido por acusações contra o partido. “Toda eleição é a mesma história. Eles começam a levantar denúncias e, com denúncias, não precisam provar nada, só insinuar. É na eleição para prefeitura, eleição para presidente, eleição para governador. Daqui a pouco vão estar investigando como é que nos comportávamos no ventre de nossa mãe. Toda eleição é a mesma coisa, já estou de saco cheio”, enfatizou.

Contra os tucanos, Lula reafirmou que as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de que o eleitor do PT é “menos qualificado”. “Aquilo não é um pensamento dele. Aquilo é uma cultura deles. É uma cultura de dizer que quem não vota neles é mais burro do que quem vota neles. De que quem vota neles são os sabidos e quem vota em nós são ignorantes. Ele não falou apenas do Nordeste ou do Norte. Ele falou da periferia de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte. E ele falou do Nordeste”, pontuou Lula, e retrucou: “Ignorante sois vós que não entendem nossa capacidade e nosso sentimento”.

“O que o PT garantiu, o que nós garantimos nestes últimos 12 anos, para a periferia de São Paulo e para o povo mais humilde deste país, o que nós garantimos para esse povo que eles não gostam, que são os pobres e trabalhadores do país, foi o direito de andar de cabeça erguida”, elogiou Lula.

O ex-presidente ressaltou ainda que o resultado das eleições presidenciais não pode significar retrocesso no projeto de país em curso. “Não é uma campanha entre Dilma e Aécio. Uma campanha entre tucano e estrela. Uma campanha entre homem e mulher. É uma campanha entre duas propostas de país. Entre duas propostas de sociedade que nós queremos conquistar. A deles, travestida de novo, está trazendo tudo que é velho”, comparou.

Lula ressaltou que o retorno de um governo neoliberal seria “trazer de volta o FMI para dar palpite nesse país, trazer de volta um sistema financeiro que quer ganhar sem investir na produção, trazer de volta a ideia de que a universidade é para poucos”, afirmou, ao lembrar que, na Universidade Mackenzie, foi eleita pela primeira vez uma presidenta negra para o Diretório Acadêmico do curso de Direito. Tamires Gomes Sampaio é bolsista do ProUni, programa do governo federal que oferece bolsa de até 100% da mensalidade de universidades privadas para alunos de baixa renda.

“Votar na Dilma é botar fim no preconceito da elite”, frisou Lula, e encerrou: “Dia 27 é meu aniversário, e o melhor presente que vocês podem me dar é reeleger a Dilma no dia 26”.