Eleição

Disputa ‘dilmista’ no Ceará termina com vitória do PT sobre o PMDB

Camilo Santana confirma favoritismo das pesquisas de intenção de voto e supera Eunício de Oliveira; petista deixou para trás derrotas, virou deputado mais bem votado e agora assume o governo

Carlos Gibaja/ Coligação para o Ceará Seguir Mudando

São Paulo – O sucessor de Cid Gomes (Pros) à frente do governo estadual do Ceará a partir de janeiro de 2015 será o deputado estadual Camilo Santana (PT), que conquistou 53,35% dos votos válidos no segundo turno das eleições estaduais neste domingo (26). Ele derrotou Eunício de Oliveira (PMDB), que ficou com 46,65% dos votos. Houve 7,62% de brancos e nulos e 21,75% não foram votar.

O estado foi um dos que tiveram ambos os candidatos a governador aliados, ao menos formalmente, à candidata à reeleição presidencial Dilma Rousseff (PT) – no primeiro turno, assim como no segundo, materiais de campanha do PMDB com o candidato a governador ao lado de Aécio Neves (PSDB) não foram incomuns, e voltaram a ser identificados durante a campanha do segundo turno. Publicamente, Eunício sempre disse apoiar Dilma, apesar dos “dissidentes” do PT.

Camilo Sobreira de Santana nasceu no Crato. Antes de se candidatar ao governo cearense, exerceu um mandato de deputado estadual pelo PT, para o qual foi o mais votado no estado. Antes disso, no entanto, somava derrotas nas urnas: depois de dar início à carreira política no movimento estudantil, quando estudou Agronomia na Universidade Federal do Ceará, perdeu as eleições para a prefeitura de Barbalha, em 2000, e quando tentou pela primeira vez eleger-se governador do estado, em 2004. Em 2007, porém, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará no primeiro mandato do governador Cid Gomes (Pros), posição a partir da qual conseguiu projetar-se para a disputa deste ano.