Minas Gerais

Dilma: ‘A troco de quê alguém vai escolher quem nunca construiu, nunca fez?’

Ao lado de Pimentel, presidenta fecha campanha na Belo Horizonte natal com afirmação de que não teme segundo turno e indiretas a Aécio Neves: 'Não se faz programa social no Brasil por projetos-piloto'

Ichiro Guerra/Campanha Dilma

Presidenta evitou novamente declarar preferência pelo fim da disputa já neste domingo e escolheu BH e Porto Alegre para último dia

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, abriu o último dia de campanha no primeiro turno com caminhada pelo centro da Belo Horizonte natal ao lado do ex-ministro e candidato petista ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, favorito para vencer a disputa. Em breve entrevista coletiva concedida antes do ato, ela procurou novamente polarizar atenções com o postulante do PSDB ao Planalto, o ex-governador Aécio Neves.

“Vários dos candidatos dizem que o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Pronatec, o Mais Médicos, vários programas serão continuados. A troco de quê alguém vai escolher quem nunca construiu, nunca fez, e quando teve oportunidade não fez contra quem construiu um programa?”, indagou. Dilma em seguida alfinetou especificamente o tucano, acusado de apresentar entre suas propostas presidenciais programas que foram apenas testados quando governador, sem impacto significativo para a população. “Nenhum deles (dos programas federais) é um projeto-piloto. Não se faz programa social no Brasil por projetos-piloto. O Brasil precisa, pelo tamanho da sua população, de grandes projetos.”

Inicialmente Dilma fecharia a campanha em uma caminhada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do candidato do PT ao governo paulista, Alexandre Padilha. Mas, ontem à noite, decidiu mudar a agenda e viajar a Belo Horizonte antes de seguir a Porto Alegre, onde vota amanhã pela manhã. A agenda reforça a atuação da petista em um estado que pode ser decisivo em um segundo turno contra Aécio. No debate realizado pela Rede Globo, na quinta-feira, ela já havia buscado polarizar a disputa com o tucano, deixando de lado o confronto direto com a candidata do PSB, Marina Silva, até então segunda colocada.

As pesquisas têm mostrado um cenário indefinido. Tanto a eleição pode ser definida amanhã, com reeleição, como o tucano pode ultrapassar Marina na última hora e disputar a segunda rodada com Dilma. No estado, a petista cresceu nas últimas semanas e agora tem diferença superior a dez pontos em relação a Aécio, governador de Minas por dois mandatos e que em 2010 conseguiu eleger como sucessor o também tucano Antonio Anastasia. Desta vez, porém, o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, tem dificuldades frente ao ex-ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, que caminha para sair vencedor já no primeiro turno. “Não temo o segundo turno. Eleição é para ter todas as possibilidades de participação democrática. Se o eleitor decidir que terá segundo turno terei imensa alegria em participar desse processo”, afirmou a petista.

Ao responder sobre a decisão de fechar a campanha em Belo Horizonte, Dilma valorizou a relação de afeto com a cidade e evitou citações a Aécio. “Vou nos dois estados que são responsáveis pela minha formação, e aos quais eu devo minha formação pessoal e política. Nasci aqui. Vivi antes de ser obrigada a sair do estado, 19 anos. Toda minha formação infantil, de adolescente. E aqui eu entrei na política. Daqui eu tive que sair porque naquela época havia uma grande repressão contra qualquer forma de manifestação.”

Leia também

Últimas notícias