Eleições 2014

Colombo é reeleito governador de SC em primeiro turno, com 51% dos votos

Governador conquistou a reeleição com ampla vantagem sobre adversários do PSDB, que ficou em segundo lugar, e do PT, que teve 15,5% dos votos em estado tradicionalmente conservador

Antonio Carlos Mafalda/ GESC

Raimundo Colombo confirmou liderança

São Paulo – O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), foi reeleito em primeiro turno, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Com 100% das urnas apuradas, Colombo registra 51,36% dos votos válidos. O segundo colocado, Paulo Bauer (PSDB), ficou com 29,90% dos votos, e o candidato do PT, Claudio Vignatti, ficou em terceiro com 15,56% dos votos.

Natural do município catarinense de Lages, João Raimundo Colombo nasceu em fevereiro de 1955. Produtor rural, sua trajetória política teve início em 1981 quando foi nomeado secretário do Desenvolvimento Social no governo de Jorge Bornhausen. Cinco anos depois, elegeu-se pela primeira vez ao cargo de deputado estadual pelo antigo PFL (atual DEM) em 1986. Dois anos depois, venceu a corrida pela prefeitura de sua cidade natal.

Na década de 1990, exerceu as funções de diretor administrativo das Telecomunicações de Santa Catarina, diretor Presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina, presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento e secretário de Estado para o Desenvolvimento da Região Serrana durante o governo de Jorge Bornhausen. Em 1998, foi eleito para a Câmara Federal, mas deixou o cargo dois anos depois, quando se elegeu novamente prefeito de Lages.

Em 2004, venceu a disputa pela reeleição da cidade serrana catarinense, no entanto renunciou ao posto para se lançar ao Senado, obtendo a vitória nas eleições sobre Luci Choinacki, do PT. Em 2010, licenciou-se do cargo de senador para disputar o governo de Santa Catarina, vencendo o pleito contra Angela Amin, do PP, e Ideli Salvatti, do PT, ainda em primeiro turno. Dois anos depois, trocou o DEM pelo PSD.