Última hora

Ao se opor a Aécio, Marina se diz ‘mítica’ e capaz de ‘tirar’ Nordeste de Dilma

Candidata do PSB afirma no Twitter que presidenta prefere tucano no segundo turno porque 'é mais fácil batê-lo' e que tem mais chances de vencer o PT por ser 'adversário desconhecido'

EFE/Antonio Lacerda

Marina durante ato no Rio. Candidata acredita que PT prefere enfrentar PSDB no segundo turno

São Paulo – A candidata do PSB, Marina Silva, revelou em uma série de mensagens pela rede social Twitter que se considera portadora de uma “força moral e mítica” capaz de derrotar o PT. Ao longo de dez postagens, a ex-ministra do Meio Ambiente buscou promover uma ofensiva para convencer o eleitor de que é ela quem deve estar em um eventual segundo turno, e não o tucano Aécio Neves, que nas últimas duas semanas apresentou forte crescimento, segundo pesquisas de intenção de voto.

“Primeiro motivo para votar em Marina: ela pode ganhar porque tem vantagem real no segundo turno” – a série de mensagens se inicia com uma incorreção, já que as sondagens têm mostrado que a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, é quem ostenta vantagem neste momento, em alguns cenários chegando a quase dez pontos.

A postagem seguinte apresenta um quadro verdadeiro ao dizer que Aécio está abaixo nas simulações de segundo turno, ainda que a situação já tenha sido mais confortável para a candidata do PSB.   “Dilma não esconde preferir Aécio no 2o turno; optou por dialogar com ele na Globo. Por quê? Porque é mais fácil batê-lo.” Nas três oportunidades em que pôde, Dilma procurou dirigir perguntas ao candidato do PSDB no último debate do primeiro turno, em atitude diferente da que manteve nos encontros anteriores, quando Marina foi a adversária preferência.

A aposta da equipe do PSB é de que, com tempos iguais na televisão, Marina poderá “restabelecer a verdade”. No primeiro turno, ela tem dois minutos, contra 11 de Dilma. No segundo, cada uma teria dez minutos por programa eleitoral presidencial.

Ao passar para o segundo motivo para o voto em Marina, seu perfil na rede social tenta trabalhar o argumento de que Aécio não tem chances contra o PT na região que lhe tem sido amplamente favorável. “Segundo motivo para votar em Marina: só ela tem identidade capaz de tirar o Nordeste de Dilma”, diz a mensagem, que recorda a derrota de José Serra (PSDB) para Dilma em 2010, com diferença de onze milhões de votos dos nordestinos. Na realidade, em qualquer cenário a presidenta tem vantagem confortável na região. A presidenta tem 55% dos votos válidos, segundo as últimas sondagens, contra 23% de Marina e 10% de Aécio, que em muitos estados não atinge dois dígitos de pontuação.

“Terceiro motivo para votar em Marina: o PT teme enfrentar alguém com a força moral e mítica de Marina”, continuam as mensagens. “O PSDB é adversário preferido e conhecido do PT. Marina é adversário desconhecido, por isso com mais chances de ganhar.” Esta foi a ideia que a candidata do PSB buscou trabalhar ao longo de toda a eleição, apresentando a polarização ocorrida desde 1995 entre petistas e tucanos como algo nocivo ao Brasil e ultrapassado em termos de propostas de inovação política. Nos últimos dias, tem dito que os dois partidos tentam tirá-la do segundo turno por ser a única representante da mudança.