apoio

Líderes mundiais apoiam reeleição e reforçam importância da cooperação entre países

Países americanos demonstram carinho e afinidade com as políticas da presidenta; demais lideranças mantêm o enfoque político-econômico

Roberto Stuckert Filho/PR

Unasul: integração de países sem imposição sobre os demais pelas dimensões do território, população ou PIB

São Paulo – Em manifestações protocolares, declarações ou por redes sociais, líderes mundiais saudaram a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Nicólas Maduro, presidente da Venezuela, ressaltou pelo Twitter a “vitória dos povos da América Latina e do Caribe” e felicitou Dilma “por sua coragem frente a tanta maldade”. Segundo ele, Dilma venceu “a guerra suja e a mentira”. “Valeu mais a verdade de 12 anos de um povo que olha para o futuro com esperança”, acrescentou.

Na tarde desta segunda-feira (27), a embaixada da Venezuela no Brasil divulgou comunicado oficial novamente felicitando Dilma. “A vitória da presidenta Dilma Rousseff é o resultado duma extraordinária mobilização das forças populares do Brasil, que uma vez mais demostraram o elevado nível de consciência política e de compromisso com a união da região Sul-americana, Latino-americana e Caribenha, e que sem duvida alguma, garantirá a continuidade do processo de construção da Pátria Grande, como a sonharam o Libertador Simón Bolívar e o prócer José Ignacio Abreu e Lima”, destaca o texto.

Maduro desejou ainda “o maior dos êxitos nesta nova etapa de transformação sociopolítica”, e encerra sua mensagem com vivas ao povo do Brasil e à presidenta.

Também pelo Twitter, a presidenta argentina, Cristina Kirchner, referiu-se a Dilma como “querida companheira e amiga” e a felicitou destacando que a reeleição constitui uma oportunidade para seguir avançando juntos para um futuro melhor para os “nossos povos”. Da Bolívia, o presidente Evo Morales cumprimentou Dilma pela “continuidade do modelo de mudança no Brasil e na região”. Ele disse também que o triunfo é um apoio às políticas que buscam o “engrandecimento” dos países e o fim da pobreza.

“Maravilhosa vitória de Dilma no Brasil. Nosso gigante segue com o Partido dos Trabalhadores”, escreveu o presidente do Equador, Rafael Correa, que destacou também: “Nossa América nunca voltará a ser a mesma!”.

Para o vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, o resultado da eleição no Brasil é importante para a região. “Nos assegura a continuidade e a ampliação do processo de integração regional”. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que confia na parceria com o Brasil: “Esperamos continuar trabalhando pelo bem de nossos dois países e pela região”.

Em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o governo de El Salvador felicitou Dilma, destacando: “seu alto sentido visionário e de desenvolvimento social continuará aprofundando as transformações nessa nação sul-americana a favor de seus cidadãos”.

EUA e Europa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou Dilma e disse esperar falar com ela “nos próximos dias” para tentar aumentar a parceria bilateral. “Estamos comprometidos em seguir trabalhando com a presidente Dilma para fortalecer nossa relação bilateral”, afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca.

Em telegrama, o presidente da Rússia, Vladimir Putin,manifestou que “os resultados da votação demonstram que a população apoia a política de Dilma, que procura o desenvolvimento econômico do país e o fortalecimento de suas posições internacionais”.

Também por telegrama, a chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou contentamento pela vitória da petista e destacou a vontade de que possam manter a cooperação.

O governo francês, em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que deseja trabalhar em estreita cooperação com o governo brasileiro para impulsionar a parceria estratégica entre os dois países em todos os âmbitos. Lembrou que a relação com o Brasil gira em torno de três prioridades: reforçar o diálogo político relativo ao clima, aumentar os vínculos comerciais e de investimento e dinamizar a cooperação de intercâmbios universitários.

Os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmaram que o novo mandato permitirá uma consolidação da democracia e da inclusão social no país. “Em nome da União Europeia apresentamos nossas mais calorosas felicitações por sua reeleição como presidente da República Federativa do Brasil. Desejamos a Dilma todo o êxito no cumprimento da missão que o povo brasileiro lhe confiou de novo”, indicaram os líderes em comunicado.

China

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou a presidenta e, pelas palavras do porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying, reiterou a confiança do país asiático no governo de Dilma, apostando em um “rápido crescimento” das relações entre os dois países.

Brasil é o principal destino dos investimentos chineses na América Latina. Durante a primeira visita de Xi Jinping ao Brasil, ambos países assinaram um total de 54 acordos. Eles preveem parcerras em áreas como ferrovias, telecomunicações, hidrelétricas, transmissão de energia, fábricas de automóveis, plantas de máquinas de construção e computação na nuvem.

Índia

Na Índia, o primeiro-ministro, Narendra Modi, parabenizou Dilma com o desejo de que o segundo mandato signifique um reforço nas relações entre ambos os países. “Espero continuar o trabalho com Dilma Rousseff para fortalecer as relações entre Índia e Brasil nos próximos anos”, disse Modi, em comunicado.

Brasil e a Índia assinaram em julho vários acordos para desenvolver projetos ambientais conjuntos, elevar a troca de imagens de seus satélites de vigilância terrestre, estabelecer consultas entre seus consulados e facilitar o trânsito de pessoas entre as duas nações.

As parcerias foram assinadas em Brasília durante a VI Cúpula dos Brics, fórum que ambos países integram junto à Rússia, China e África do Sul, após uma reunião de trabalho entre Dilma e Modi.

Brasil e a Índia mantêm desde 2006 uma associação estratégica com o objetivo de ampliar o comércio e os investimentos mútuos.

Leia também

Últimas notícias