Usinas

Dilma evita comentário sobre Marina e diz que preocupação é mostrar realizações

'Eu vou fazer a minha campanha. Tenho muito o que mostrar', diz presidenta em Rondônia. Reunião em Brasília termina com acordo para que deputado Beto Albuquerque seja vice na chapa do PSB

Dilma durante visita a Porto Velho: para ela, obras vão garantir novo ciclo de crescimento

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, voltou a afirmar hoje (19) que está preocupada em mostrar realizações de seu governo, e não com as mudanças na candidatura do PSB. Durante entrevista coletiva em Porto Velho, onde participou de uma série de atos, ela retomou o tom utilizado quando dos debates iniciais sobre a formação das chapas que disputam o Palácio do Planalto.

“Eu vou fazer a minha campanha. Tenho muito o que mostrar. Eu não posso ficar preocupada com qualquer pessoa ou com o que ela queira fazer. É direito das pessoas concorrerem. E é meu direito, agora, aproveitar esse período que vou ter e apresentar as obras que estamos fazendo”, afirmou, após visitar os canteiros de obras das usinas hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, localizadas dentro da capital de Rondônia.

O PSB deve oficializar amanhã o nome da ex-senadora Marina Silva como substituta na cabeça de chapa de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo na semana passada em Santos, no litoral paulista. O partido e os demais integrantes da coligação, PPS, PPL, PRP, PHS, têm dez dias a partir da comunicação da morte para escolher um substituto.

Marina, ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, apareceu em pesquisa Datafolha divulgada esta semana com 21% dos votos totais, à frente de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e atrás de Dilma, com 36%. Integrante do PSB desde que não conseguiu o número de assinaturas necessárias para a criação de seu partido, a Rede Sustentabilidade, a política do Acre pode ter a companhia do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) como vice na chapa. Nos últimos dias especulou-se que a viúva de Eduardo Campos, Renata, poderia ocupar esta posição, mas durante reunião hoje a sigla avançou em direção a um consenso pelo nome de Albuquerque, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

Na usina Jirau, em construção no Rio Madeira, Dilma conheceu a sala de controle, o mirante e a casa de força da usina, que integram a parte já concluída do complexo que está em operação. De lá, a candidata partiu para Santo Antônio onde conheceu as últimas 18 turbinas que estão sendo instaladas na usina. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Tem várias obras que vão garantir um novo ciclo de crescimento econômico que vai fazer o Brasil moderno”, disse a petista, para quem os investimentos em obras de infraestrutura vão ajudar a “reduzir as desigualdades e fazer com que mais pessoas se transformem em brasileiros de classe média. Vão construir um Brasil mais produtivo com menos limitação de infraestrutura e assim mais competitivo”.

Segundo Dilma, foram investidos cerca de R$ 44 bilhões nas duas usinas, “metade [do valor] da iniciativa privada, metade pública”. Quando estiverem em funcionamento “a quantidade de energia produzida aqui dá para abastecer o Rio Grande do Sul, com mais de 11 milhões de pessoas ou a cidade de São Paulo,” disse Dilma. “Jirau e Santo Antônio são exemplos do que está sendo feito no Brasil em área de infraestrutura”.

Dilma disse ainda que durante a visita conheceu um jovem formado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para a educação profissional e tecnológica. “Quando lancei o Pronatec, as pessoas diziam que não era realista, diziam que não era possível fazer. Hoje nós chegamos aos 8,29 milhões [participantes do programa], que era para dar em dezembro”, discursou.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também

Últimas notícias