Cenários

Datafolha: Marina não tira votos de Dilma e empata com Aécio

Ex-senadora herda votos de Campos e ganha espaço entre indecisos e nulos, ficando um ponto à frente do adversário do PSDB e em boa posição no segundo turno. Dilma ganha 12 pontos de aprovação em um mês

agência brasil

Segundo a pesquisa Datafolha, Marina Silva já tem 21% das intenções de voto

São Paulo – A primeira pesquisa eleitoral divulgada após a morte de Eduardo Campos mostra que a provável substituta do candidato do PSB morto em acidente aéreo, a ex-senadora Marina Silva, não tira votos de Dilma Rousseff, do PT, nem de Aécio Neves, do PSDB, mas figura em empate técnico com o tucano e aumenta bastante a chance de que a disputa não se defina no primeiro turno.

Segundo a sondagem divulgada hoje (18) pelo jornal Folha de S. Paulo, Dilma tem 36% das intenções de voto, contra 21% de Marina e 20% de Aécio. Além de herdar os 8% de Campos, Marina ganhou votos dos indecisos, que eram 14% e agora são 9%, e dos que esperavam votar nulo ou branco, que eram 13% e agora são 8%. Na quarta posição aparece Pastor Everaldo (PSC), com 3%, seguido de Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV), ambos com 1%.

Nas simulações de segundo turno, Dilma marca 47% a 39% contra Aécio, uma diferença aumentada em quatro pontos em relação à pesquisa de 15 de julho, e fica com 43% contra 47% de Marina.

A rejeição da petista é de 38%, frente a 18% do tucano e 11% da candidata do PSB.

O Datafolha divulgou também o cenário sobre a avaliação do governo Dilma, que avançou seis pontos e retomou o patamar de outubro do ano passado. 38% dizem que a gestão encabeçada pelo PT é ótima ou boa, frente a 38% que a consideram regular e a 23% que a consideram ruim ou péssima, seis pontos a menos que na sondagem de julho.

O instituto ainda não divulgou o relatório completo sobre a pesquisa. Segundo informações da Folha, Dilma avançou especialmente no Norte e entre os eleitores mais jovens, com onze pontos em ambos – de 40% para 51% no Norte e de 21% para 32% entre os jovens. Entre eleitores com ensino médio, o ganho foi de nove pontos, de 27% para 36%, e no Sudeste a petista ganhou oito pontos de aprovação, de 24% para 32%.

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.