Cara do governo

TCU vai apurar atuação do Inep e do MEC na realização do Enem

A representação ao TCU, que pede também o afastamento do presidente do Inep, Danilo Dupas, partiu de lideranças dos partidos de oposição

Divulgação/Inep
Divulgação/Inep
Presidente do Inep, Danilo Dupas, está no centro de uma crise que pode afetar os estudantes brasileiros

São Paulo – O Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar a atuação do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na elaboração e fiscalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação é da deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT), que juntamente com lideranças dos demais partidos de oposição ingressou com a representação que inclui o pedido de afastamento do presidente do órgão, Danilo Dupas Ribeiro.

Coordenadora do núcleo de Educação do PT na Câmara, Rosa Neide foi escolhida nesta quinta-feira (18) para coordenar o grupo de trabalho que vai acompanhar a aplicação do Enem 2021. As provas serão aplicadas nos próximos domingos (21 e 28). No Senado foi criado um GT semelhante, que será coordenado por Izalci Lucas (PSDB-DF).

“É uma bandeira suprapartidária a defesa do Enem. Quando Bolsonaro deixa claro que o Enem é do governo, e do Estado, nos deixa muito preocupados. Estamos tomando todas as medidas para que o Enem seja preservado”, disse a parlamentar.

Polícia Federal no Inep

Rosa Neide ingressou com representação também na Pol´ícia Federal, pedindo esclarecimentos sobre a presença do policial federal na sala restrita de elaboração do exame. E no Ministério Público Federal (MPF), pedindo investigação e o afastamento do presidente do Inep.

Em mensagem de vídeo enviada à RBA, Rosa Neide conta que o GT da Câmara para acompanhamento do Enem já está funcionando em parceria com o grupo do Senado. “No domingo, o GT vai estar reunido para acompanhar e dar a tranquilidade que o país precisa para o Enem. A partir de segunda-feira, analisaremos intercorrências, se houver, e tomaremos as providências junto ao Inep”, disse.

Confira: