Pedagogia

TVT exibe série sobre obra e pensamento de Paulo Freire

Em cinco episódios, série documental narra trajetória e influência do educador brasileiro que se tornou referência mundial

Reprodução
Reprodução
Educador nascido em Recife chegaria ao centenário neste ano

São Paulo – A TVT exibe a partir das 21h deste sábado (9), em parceria com o SescTV, o primeiro de uma série de cinco episódios sobre o educador Paulo Freire. Dirigida por Cristiano Burlan, a série documental Paulo Freire – Um homem no mundo começa com “A Formação do Pensamento” (link abaixo), que trata das origens e das influências para a concepção da chamada Pedagogia do Oprimido. Com duração de 52 minutos, o episódio traz depoimento de familiares e profissionais do setor. Outro episódio, “As 40 horas de Angicos”, contará a experiência de alfabetização realizada no sertão do Rio Grande do Norte. Ex-alunos e professores são entrevistados. O programa inclui depoimentos do próprio Freire.

Centenário

A série tem ainda os episódios “O exílio” (sobre o período vivido na Suíça após o golpe de 1964), “Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido” (que aborda seu retorno ao Brasil) e “O mundo não é, está sendo” (a respeito das bases da formação do educador). O grupo musical Cia do Tijolo e o cantor e compositor Chico César participam deste último. Além dos sábados às 21h, o programa será exibido aos domingos, às 14h. Paulo Reglus Neves Freire chegaria ao centenário neste ano. Ele nasceu em Recife na manhã de 19 de setembro de 1921. Morreu também na manhã de 2 de maio de 1997, em São Paulo.

Clique aqui para conferir o primeiro episódio